Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 02 de Junho de 2008 às 18:17

    Imprimir


Cerca de 100 trabalhadores rurais sem-terra invadiram nesta segunda-feira (02.06) a sede do Incra em Vila Bela da Santíssima Trindade. Eles protestam contra a demora no assentamento de mais de 250 famílias na fazenda Zambã, de 7.200 hectares, localizada no município de Comodoro, na região Oeste do Estado. O escritório do Incra em Vila Bela é que gerencia as atividades do órgão na região.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Comodoro, Nildo Mendes da Silva, as famílias lutam há mais de cinco anos pela terra. Desde então, relatou ele, foram três ocupações, todas rechaçadas pelos fazendeiros. Mas agora há a possibilidade de assentamento. "Os próprios fazendeiros entregaram a área para projeto de reforma agrária, mas o Incra não toma providencias", denunciou Nildo.

O líder dos trabalhadores rurais lembrou que na primeira invasão, em 2002, os fazendeiros se armaram e partiram para o conflito. As famílias recuaram e saíram. Numa nova tentativa, uma liminar da Justiça garantiu a reintegração de posse e os sem-terra foram novamente expulsos. "Agora temos a esperança de que tudo dê certo, mas as nossas autoridades não agem", afirmou Nildo.

Os sem-terra prometem ficar na sede do Incra até que todas as famílias sejam assentadas. "Os trabalhadores não podem mais ficar sem uma solução. As famílias querem terra para trabalhar e viver", complementou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Comodoro.





Fonte: Cronos Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179294/visualizar/