Cartórios de Barra do Garças lançam campanha para mesários voluntários
Os cartórios da 9ª e 47ª zonas eleitorais de Barra do Garças lançaram, na última semana de maio, a campanha “Mesário voluntário”, que teve início com a assinatura de um termo de parceria entre a Justiça Eleitoral e as três faculdades de ensino superior do município. A parceria também foi estendida ao cartório da 35ª Zona Eleitoral de Goiás, atingindo assim os alunos que estudam em Barra do Garças e votam nos municípios limítrofes.
A campanha Mesário Voluntário tem o objetivo de estimular a participação voluntária da população para as atividades de mesários e demais auxiliares da Justiça Eleitoral, que na sua maioria são convocados sob a força da lei para trabalharem no dia da eleição.
Em 2008, a campanha vai ampliar as atribuições dos voluntários que, além de participarem da mesa receptora de votos, também serão designados para a fiscalização do Processo Eleitoral, atuando como fiscais de propaganda e atendentes do disque denúncia a ser implantando no cartório do município.
Como forma de estímulo, a Justiça Eleitoral e as instituições de ensino elaboraram um projeto pedagógico para os alunos. Os interessados em prestar serviço voluntário em uma das funções receberão em contrapartida um certificado expedido pela Justiça Eleitoral que vai garantir o direito a dois dias de folga no trabalho. Serão expedidos,pelas respectivas faculdades, certificados que garantirão o direito a um crédito no currículo escolar de 15 horas/aula, no caso de mesário no dia da eleição, e um outro certificado, com um crédito de 60 horas/aula, para aqueles que ocuparem um dos postos de agente fiscalizador das eleições.
Para obter o crédito de 60 horas aula no currículo, os universitários de Barra do Garças poderão optar pelos seguintes serviços voluntários:
• Fiscal de TV – o aluno selecionado irá acompanhar a programação de um determinado canal de TV local, por 4 horas, durante 15 dias e noticiará a Justiça Eleitoral todas irregularidades apresentadas;
• Fiscal de Rádio - o acadêmico selecionado irá acompanhar a programação de uma determinada rádio local, por 4 horas, durante 15 dias e noticiará a Justiça Eleitoral todas irregularidades detectadas;
• Fiscal de Rua – universitários, devidamente selecionados, irão fiscalizar possíveis abusos, compras de votos e demais crimes eleitorais, os quais serão comunicados de imediato a Justiça Eleitoral, a qual tomará as providências devidas para coibir o ato ilegal;
• Atendente do Disque-Denúncia – o universitário selecionado ficará na sede do Fórum Eleitoral de Barra do Garças, por 4 horas, durante 15 dias, atendendo “denúncias” apresentadas pela população e as repassando para o respectivo cartório eleitoral responsável pela apuração do fato.
Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 66 3401 2988 ou 3401 5711, com o chefe de cartório da 9ª zona eleitoral, Marcelo Rubles.
Comentários