Governador cogita nomear Homero para a Sema
Sem alarde, o governador Blairo Maggi começou uma sondagem nos segmentos ligados à área ambiental sobre a possibilidade de nomear como secretário de Meio Ambiente o deputado federal Homero Pereira (PR), presidente licenciado da Federação da Agricultura do Estado (Famato). Nas primeiras consultas, Maggi percebeu que há muita resistência, principalmente dos ambientalistas. Homero integra a bancada ruralista. Diante disso, deve recuar.
Homero chegou a ser consultado pelo Palácio Paiaguás. Não demonstrou muito interesse no posto. Antes de se eleger parlamentar, ele foi secretário de Desenvolvimento Rural. O governo se vê acuado por causa de críticas à política ambiental. O quadro se agrava, com repercussão até internacional, a cada levantamento que aponta avanço do desmatamento no Estado.
Nestes seis anos de administração, Blairo Maggi já trocou três secretários de Meio Ambiente. Começou com Moacir Pires, que enfrentou problemas, inclusive com a Justiça. Chegou a ser preso sob acusação de esquema com madeireiros. Teve o nome envolvido também em concessão de licença ilegal para funcionamento de pesqueiros em áreas de preservação permanente.
Depois veio o promotor de Justiça Marcos Machado. Nesta época, implementou uma nova política ambiental, começando pela extinção da Fema (Fundação) e criação de uma estrutura de secretaria (Sema). Em seguida, Maggi nomeou à pasta o então adjunto Luís Henrique Daldegan, que vem enfrentando um "bombardeio" de críticas.
Alguns deputados confirmam rumores de bastidores sobre a possibilidade de Homero vir a ser o secretário de Meio Ambiente. Os comentários surgiram em Barra do Garças, região do suplente de deputado e empresário Eduardo Moura (PPS). Se Homero vier a deixar temporariamente a Câmara, a vaga fica com Eduardo, amigo pessoal do governador.
"Ouvi comentários nesse sentido (do Homero ser secretário), mas acho que ele não tem esse perfil. Acho até que o próprio Homero não deve aceitar", observa o deputado José Riva (PP). Ele pondera que não teve nenhuma conversa com o governador sobre possíveis mudanças no staff da Sema.
Comentários