Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 30 de Maio de 2008 às 20:51

    Imprimir


A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT) vai articular junto aos parlamentares a inclusão de emendas na Media Provisória nº 432 das renegociações das dívidas agrícolas. A repactuação atenderá apenas 30% dos contratos das carteiras de crédito dos bancos em Mato Grosso e as taxas de juros, mesmo reduzidas, ainda ficaram com percentuais bem acima da inflação.

O alongamento do prazo de pagamento, o bônus de adimplência e a redução das taxas de juros das dívidas de empréstimos de custeio, investimentos e FAT Giro/Rural estão limitados a 30% dos contratos, com análise caso a caso a ser feita pelos bancos.

“Os demais 70% só terão juros menores”, afirma o diretor administrativo da Aprosoja/MT, Ricardo Tomczyk, ao explicar que a repactuação dos investimentos está condicionada ao pagamento de 40% da parcela que vence em 2008. Os 60% restantes serão incluídos na renegociação. Para as modalidades de crédito FAT Giro/Rural e custeio, a parcela deste ano será incluída no bolo total a ser renegociado.

Uma das emendas propostas pela Aprosoja/MT, Ampa, Famato, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Organização das Cooperativas Agrícolas (OCB) e outras entidades do setor, e já entregue a parlamentares da bancada ruralista no Congresso, é não limitar o número de contratos renegociáveis em 30%. Outro item é reduzir para pelo menos 15% o percentual de parte da parcela a ser paga este ano.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/179465/visualizar/