Projeto de Muniz melhora qualidade de vida de trabalhadores
O deputado Percival Muniz (PPS) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a prática de ginástica laboral em Mato Grosso, tanto na administração direta, indireta, nas empresas, autarquias e fundações dos poderes do Estado de Mato Grosso, do Ministério Público, Defensoria Pública e do Tribunal de Contas.
De acordo com o parlamentar, a ginástica laboral será desenvolvida por profissional específico da área de educação física. Consta também que o profissional terá que ter sólidos conhecimentos nas áreas de fisiologia do exercício, ergonomia, técnicas de relaxamento, alongamento, segurança do trabalho, medicina ocupacional, massagem e dinâmicas de recreação e lazer.
Muniz argumenta ainda que o professor de ginástica laboral deverá conhecer todos os setores dos órgãos a ele designado para implantar suas atividades, respeitando as normas de segurança, como riscos ambientais, (químicos, físicos, e de acidentes) relacionados a essas atividades.
As atividades de ginástica laboral serão exercitadas dentro do horário normal de trabalho, cabendo à direção de cada órgão, em conjunto, com o profissional da área, estabelecer o tempo e o horário para desenvolvimento dessas atividades para os trabalhadores de cada departamento.
“O programa deve ser planejado pelo profissional de educação física de acordo com os setores de cada órgão e para implantá-lo deverá passar por uma avaliação criteriosa do ambiente de trabalho e de todos os funcionários em particular”, explica o deputado. O projeto tem como foco proporcionar uma melhor qualidade de trabalho aos servidores públicos. A ginástica laboral tem por objetivo propiciar o repouso ativo dos trabalhadores, por alguns períodos, durante a jornada de trabalho.
Dados de uma pesquisa revelam que, a primeira referência bibliográfica, que se tem notícia, sobre esse tipo de experiência, é um manual editado na Polônia, em 1925.
“Queremos dar oportunidade aos servidores públicos estaduais para elaborarem um projeto de educação física a partir de propostas de exercícios físicos baseados em análises biomecânicas”, afirmou Muniz.
Comentários