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Politica Brasil
Quinta - 29 de Maio de 2008 às 10:25
Por: Fernando Leal

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“O trecho da rodovia BR-163/364, entre o Trevo do Lagarto (Várzea Grande) e o seu entroncamento com a rodovia MT-246 – no trevo de acesso a Barra do Bugres – é um dos mais perigosos do estado, devido ao elevado índice de acidentes registrados nele”.

Essa afirmação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, em Mato Grosso, está embasando pedido do deputado Pedro Satélite (PPS) para instalação de um posto policial do órgão naquela região. A solicitação foi encaminhada ao diretor-geral do Departamento de PRF – em Brasília, Hélio Cardoso Derenne.

Números da superintendência do órgão em Mato Grosso revelam que ele tem apenas 17 postos ativos e um inativo (este, em Comodoro) no estado. Inversamente, os números de acidentes, feridos e mortos mostram realidade diferente, com maior abrangência exatamente no trecho citado pela PRF.

Apenas nos cinco primeiros meses deste ano (com números até anteontem, dia 27), foram registrados 1.176 acidentes de trânsito com 856 feridos e 81 mortos – índices superiores ao do mesmo período de 2007 (976 acidentes ou menos 12%; 557 feridos ou menos 15,5%; e 73 mortos, o equivalente a menos 11,1%). A maioria desses casos aconteceu no trecho citado por Satélite em seu pedido ao diretor-geral da PRF.

“Atualmente contamos com apenas um posto da PRF em Cuiabá, na saída para Campo Grande, e outro no Posto Gil – em Diamantino, a uma distância superior a 200 km entre eles. O intenso tráfego de caminhões de carga, de ônibus e automóveis procedentes do norte e do noroeste do estado com destino à capital e ao sul e sudeste do país converge diuturnamente para o trecho supra mencionado”, explicou Pedro Satélite.

O parlamentar acrescentou que as autoridades e a sociedade em geral têm conhecimento de que na BR-163/364 – entre Várzea Grande e o Posto Gil se registra o maior índice de acidentes do estado com vitimas fatais, ao ponto daquela estrada ser nacionalmente conhecida como ‘a rodovia da morte’. “Certamente, um novo posto da PRF instalado naquela região, com a presença marcante dos valorosos patrulheiros rodoviários, reduzirá o índice de acidentes e salvará a vida de inúmeros seres humanos”, concluiu o socialista.

Hélio Derenne ainda não se manifestou quanto à indicação de Satélite, mas para fontes da PRF, em Brasília, ele é conhecido como um “gentleman linha dura” sempre focado em investimentos e cobranças quando o assunto é melhoria da infraestrutura do órgão e o atendimento à legislação por parte do cidadão.

Por exemplo, ele já ressaltou a importância de punições mais severas para os motoristas que desrespeitam as leis de trânsito, principalmente os reincidentes. “Temos de trabalhar pela vida. Quando o condutor comete reiteradas vezes as mesmas infrações, é imprudente, imperito ou negligente e tem de ser apenado de modo mais firme”, disse o diretor.

Em outro momento – falando sobre infraestrutura rodoviária, Derenne lembrou que os Ministérios dos Transportes e da Justiça devem estar alinhados. “Temos um grupo de trabalho que está sendo elaborado para depois se apresentar um estudo, e a PRF fará parte desse grupo. Os dois ministérios são organismos diferentes. Eu acho que a rodovia bem conservada contribui para o melhor conforto do usuário”.





Fonte: Assessoria/AL

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