França sugere estender benefícios do ICMS à população e prefeituras
O deputado Roberto França (sem partido) sugeriu ao governador Blairo Maggi (PR) a redução da alíquota do ICMS de energia elétrica para os consumidores mato-grossenses. França pediu, ainda, que o Estado isente as 141 prefeituras do pagamento do ICMS sobre o tratamento de água e da taxa de iluminação pública.
De acordo com o parlamentar, o governo age de forma correta ao reduzir as alíquotas do imposto de outros segmentos econômicos do Estado. “A redução da carga tributária é correta, mas é preciso que esse benefício seja estendido às prefeituras”, destacou França.
O parlamentar lembrou que, à época em que foi prefeito de Cuiabá, pagava R$ 180 mil por mês, de energia elétrica. Com a expansão das Estações de Tratamento de Água, o consumo de energia aumentou. Ao sair da prefeitura, o gasto mensal girava em torno de R$ 1,5 milhão.
Com a isenção do ICMS, segundo França, as prefeituras poderiam investir os recursos em projetos sociais. “O governo abriu mão do saneamento e, hoje, a responsabilidade é dos municípios. Não condeno os benefícios concedidos a outros setores, mas porque não fazer isso com a energia elétrica dos consumidores e das prefeituras. É um projeto de longo alcance social”, disse o deputado.
Segundo o parlamentar, o povo está cansado de pagar taxas e impostos abusivos. Para França, o governo tem condições de baixar a carga tributária destinadas às prefeituras e à população. “A medida possibilita reduzir o valor final cobrado, todos os meses, da água e da taxa de iluminação pública”, analisou.
O deputado fez questão de lembrar que a proposta não é um projeto de lei, mas apenas uma sugestão feita ao governador Blairo Maggi e à equipe econômica do executivo estadual.
“Infelizmente, a Constituição não nos permite formatar projetos que causam despesas ao Estado. Entretanto, é preciso que a equipe econômica concorde conosco e atenda nossa sugestão”, disse França.
Comentários