Após divergências, Minc diz que pretende conversar com Maggi
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse que pretende conversar com os governadores da chamada Amazônia Legal --caso de Blairo Maggi (PR-MT). Os dois já trocaram farpas publicamente sobre a questão do desmatamento.
Ao tomar posse, Minc disse que tem a disposição de conversar com os governadores da Amazônia --que reúne os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão e Amapá.
"Sou um 'ecoxiita' contumaz", afirmou Minc ontem, definindo-se. "Teremos uma boa relação dentro das divergências", disse ele, referindo-se à relação que terá com alguns governadores da Amazônia que pensam de forma diferente da sua. "Serei respeitoso, mas ser respeitoso não significa concordar com posições diferentes. Sou um 'ecodesenvolvimentista'. Vamos continuar brigando [no bom sentido]."
A conversa de Minc com Blairo pode acontecer durante o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, previsto para dia 30, em Belém (PA). A reunião dos governadores da Amazônia, que será comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Divergências
Blairo disse que se decepcionou com o novo ministro --que chegou a dizer que o governador, se pudesse, plantaria soja 'até nos Andes'. "Ele me decepcionou, de certa forma, porque eu não conheço o Minc. Ele não me conhece, não conhece Mato Grosso e a Amazônia. Portanto, ele não conhece as causas dos problemas amazônicos nem ações que o governo de Mato Grosso e os setores produtivos têm feito para minorar esse problema do desmatamento. E os números mostram que temos tido um ganho substancial nessa questão de 2005 para cá, quando tivemos redução de mais de 70%. Espero que, com o tempo e as oportunidades que ele terá de vir à região, a gente possa se conhecer."
Antes de tomar posse, Minc fez críticas indiretas a Blairo. "O Inpe vai divulgar uma nova estatística de desmatamento de terra. (...) Vai ser um dado ruim, vai ser um dado de aumento. E, para variar, mais de 60% em qual Estado? Quem sabe? Mato Grosso."
Comentários