Mendes entra na pré-disputa em Cuiabá e define prioridades
O governador Blairo Maggi disse nesta segunda à noite (26), na sede regional do PR, que será espécie de avalista dos compromissos que o seu candidato a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, vai assumir durante a campanha eleitoral. Disse que estará no palanque do aliado e fez rasgados elogios a Mendes, que, após vários dias de postergação, resolveu se lançar à primeira disputa a um cargo eletivo.
Maggi disse que o presidente da Federação das Indústrias (Fiemt) tem uma carreira empresarial de sucesso, o classificou de sincero, honesto e íntegro e garante que os seus projetos vão transformar Cuiabá. Apesar da existência de 9 "prefeituráveis", a tendência é de uma polarização da disputa pelo Palácio Alencastro entre o prefeito Wilson Santos (PSDB) e o empresário Mauro Mendes.
Em seu primeiro discurso como pré-candidato à sucessão municipal, Mendes chegou a dizer que é de origem humilde. Lembrou da infância "sofrida" com os pais pobres e destacou que venceu na vida graças à ousadia. Enfatizou que construiu carreira de empresário na Capital mato-grossense, deve gratidão a Cuiabá por isso e que agora, na vida pública, apresentará sua contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do município. Diz também que não poderia fugir à convocação do partido e tomou a decisão de entrar no páreo após fazer uma série de reflexões e consultas aos amigos e familiares.
O pré-candidato do PR disse que o prefeito Wilson Santos apresenta gastos excessivos em publicidade (R$ 7 milhões por ano), vê abandono em setores essenciais como a saúde e adianta que terá um diagnóstico sobre o que a Capital precisa em termo de gestão pública.
Propostas
Mauro Mendes diz que está ciente da responsabilidade e adiantou preocupação com setores como a saúde, a violência urbana e com o trânsito. Conta que visitou alguns bairros e ficou chocado com a péssima qualidade de vida que vivem milhares de habitantes. Revela que esteve também no Hospital e Pronto-Socorro Municipal da Capital e que saiu do local envergonhado diante da péssima qualidade do atendimento e precariedade. Considera que a violência urbana está insustentável, assim como o trânsito. Promete, se eleito, lutar por qualidade de vida ao povo cuiabano.
O empresário afirma que é necessário investimentos pesados em políticas sociais. Entende que não se constrói dignidade e cidadania sem investimentos no social e avisou que não vai fazer uma campanha de "tapinhas nas costas" e sim propositiva.
Presenças
A reunião ampliada contou com a presença, além de Maggi e do pré-candidato, dos demais membros das executivas estadual e municipal, do prefeito várzea-grandense Murilo Domingos, de outros pré-candidatos a prefeito e a vereador do interior e dos deputados federais Wellington Fagundes e Homero Pereira, dos estaduais João Malheiros, Mauro Savi e Sérgio Ricardo, que acabou desistindo da pré-candidatura a prefeito mediante processo interno de "fritura", além do ex-deputado Jota Barreto e do parlamentar do PPS, Pedro Satélite. A executiva do PT, que chegou a anunciar que estaria presente na "festa" do PR, preferiu recuar, diferente de representantes dos nanicos PTN e PRB, que foram aplaudir Mauro Mendes.
Comentários