Repórter News - reporternews.com.br
Prefeitura recebeu 30 das 67 máquinas adquiridas por Galindo
Os vereadores por Cuiabá Onofre Junior (PSB) e Allan Kardec (PT) protocolaram requerimento solicitando ao secretário de Obras Públicas, Marcelo Padeiro, informações sobre o número de máquinas existentes na secretaria. “Na gravação, ele fala que recebeu 30 máquinas do Galindo. Queremos saber onde estão as 67. Acredito que, em 15 dias, o requerimento já terá sido respondido”, afirmou Onofre.
A iniciativa se deve a entrevista concedida por Padeiro ao programa “Cidadão Consumidor”, apresentado pelo vereador Onofre, onde declarou que o ex-prefeito Chico Galindo (PTB) comprou apenas 30 máquinas (1 escavadeira hidráulica, 20 caminhões, 3 motoniveladoras, 2 retroescavadeiras e 3 carregadeiras). O número é inferior aos 67 equipamentos anunciados por Galindo há 2 anos. A compra, na época, foi o principal argumento do petebista para justificar aumento do IPTU.
Galindo havia divulgado com detalhes - confira aqui - que havia adquirido 40 caminhões, 9 pás carregadeiras, 6 motoniveladoras, 5 caminhões-pipa, 4 caminhões ¾, 2 retroescavadeiras e 1 caminhão lubrificador, ao custo de R$ 13,5 milhões, dos quais 70% foi pago à vista e 30% seria efetuados em fevereiro e março de 2012.
Padeiro afirma que a quantidade de máquinas existentes é insuficiente para atender a demanda de Cuiabá. “Não sou mágico. Arrumar 250 bairros de Cuiabá com 20 caminhões. Precisamos de muito mais, de pelo menos 100 caminhões”, justifica.
Para tanto, a Prefeitura vai gastar R$ 9 milhões com locação de mais maquinários. Entre os equipamentos a serem alugados estão retroescavadeiras, escavadeira hidráulica, caminhões, rolo pneumático, rolo vibratório e tratores. Conforme Padeiro, a locação é mais econômica, pois a manutenção, substituição do maquinário e o motorista ficam por conta da empresa vencedora da licitação. Neste caso, o Executivo fornece apenas com o diesel.
Outro lado
O presidente municipal do PTB, Carlos Haddad, defendeu o ex-prefeito Chico Galindo e disse que é muito fácil comprovar que todo maquinário foi comprado. “É só o secretário ver a contabilidade. O pátio da prefeitura para verificar. Pode também fazer auditoria. Todas as máquinas foram compradas”, assegura.
Haddad acredita que as máquinas estão espalhadas, por exemplo, na secretaria de Serviços Urbanos, assim como na Zona Rural. “A administração do PTB se pautou pela transparência, fez denúncias que levaram a prisões. Qualquer cidadão pode acessar”, concluiu.
Fonte:
RDNews
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17990/visualizar/
Comentários