Equipes de Barão dominam 4ª etapa do Campeonato Estadual de Pesca
Participaram da largada várias autoridades, entre eles o secretário de Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos e o prefeito do município, Ibson da Silva Leite. Centenas de pessoas se aglomeraram ao longo Avenida Augusto Leverger para assistir a largada, às 9h35, dos barcos no Rio Cuiabá. Pontualmente às 16h a coordenação do festival deu por encerrada a pesca esportiva, que vem conquistando cada vez mais adeptos e movimentando a economia dos municípios que participam do campeonato.
A equipe vencedora, a “Garoto do Estirão”, levou para casa um prêmio em dinheiro no valor de R$ 6 mil. A equipe levou para o Estadual 100 pontos. O maior exemplar fisgado do Rio Cuiabá, pela equipe liderada por Adenilson Salvador Araújo, foi uma cachorra, com 68 centímetros.
Já a equipe “Os Amigos”, também de Barão do Melgaço conquistou o segundo lugar e recebeu como prêmio um barco de alumínio de cinco metros. Para o próximo ano, a grande expectativa no município, conforme o prefeito Ibson, é que a estrada que liga o município a partir do distrito de Porto de Fora (em Santo Antônio do Leverger), já esteja concluído, melhorando o acesso dos turistas à cidade.
Com sete mil habitantes, Barão do Melgaço fica tomado por turistas durante as festividades realizadas no município. No Barão Pesc não foi diferente, desde quinta-feira a cidade começou a gente de várias partes do Estado. Na sexta-feira, 23, o festival teve início com apresentações culturais e shows com a Banda Cara do Gol. Um bailão popular com a Banda os Amigos também animou moradores e visitantes. A venda de artesanato em barracas montadas ao longo da Avenida Augusto Leverger e de comidas preparadas à base de peixe representaram uma renda a mais para os comerciantes da cidade.
A fartura de peixes no Rio Cuiabá foi constatada pelas equipes ao final da etapa. Os pescadores tiveram sucesso na captura de espécies nobres, como o Dourado, que valia 100 pontos por centímetro. Do Jaú, Pintado e Cachara (valendo 80 pontos) e outras espécies como Piraputanga, Barbado, Jurupensem (50 pontos) e até a Cachorra e Palmito (que valiam 20 pontos por centímetro). O maior exemplar fisgado pela equipe campeã, a “Garoto do Estirão”, foi uma Cachorra, com 68 centímetros. Já a equipe liderada por Anadir Dias Gonçalves, também de Barão, ganhou um troféu pela captura do maior exemplar: um Jaú, com um metro e três centímetros.
EQUIPE BICAMPEÃ LIDERA CAMPEONATO - Entre os participantes da quarta etapa do campeonato estadual de pesca realizado neste domingo em Barão do Melgaço estavam duas equipes campeãs. A Carajás, de Cáceres, é a bicampeã tendo conquistado os títulos em 2006 e 2007. A rival na disputa por mais um título é a Informatec-1, de Barra do Garças. No final, mesmo não tendo se classificado nos dez primeiros lugares, a Carajás continua liderando o campeonato com 180 pontos. “Já participamos das etapas de Barão do Bugres, onde ficamos em terceiro lugar e em São Felix do Araguaia, que rendeu para nossa equipe o primeiro lugar”, disse Elzi Valadares de Souza, que disputa as etapas com o marido Gilmar Brunelli dos Reis e, eventualmente, com o filho Anderson.
Já a equipe da Informatec-1, de Barra do Garças, composta pelo casal Maurício e Alda Hirata, obtiveram em Barão o oitavo lugar, levando para o campeonato mais 30 pontos. Assim, eles garantiram o segundo lugar na classificação geral, com 110 pontos na geral, já que em São Félix do Araguaia a equipe ficou em terceiro lugar, conquistando 80 pontos. Para Maurício, a pontuação conquistado em Barão dá ânimo para que a equipe continue a luta e conquiste mais uma vez o título do campeonato, cuja final está marcada para 28 de setembro, em Cáceres, por ocasião do Festival Internacional de Pesca.
ESTRUTURA - Além da estrutura montada pela prefeitura de Barão do Melgaço, a etapa do campeonato teve o apoio de técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de homens do Corpo de Bombeiros Militar, Marinha do Brasil, Polícia Militar, Polícia Civil, que garantiram a segurança tanto das equipes que participaram da competição no Rio Cuiabá, como dos turistas que participaram do festival.
Comentários