Provas do Enem serão comparadas em 2009
As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) passarão a ser comparadas entre os anos a partir de 2009, informou ontem o presidente do Inep (instituto de pesquisas do Ministério da Educação), Reynaldo Fernandes.
Para a alteração, estão sendo realizados estudos estatísticos para ajustar e igualar a dificuldade das provas. Com a alteração, a prova poderá deixar de ser única no país todo.
Exame
O prazo para inscrições no Enem, que terminaria no próximo dia 30, foi estendido até 13 de junho. A a prova será em 31 de agosto, às 13h. Pessoas que concluem o ensino médio neste ano e que concluíram em anos anteriores podem fazer a prova, que soma pontos em diversos vestibulares do país.
Podem se inscrever no Enem tanto estudantes que vão concluir o ensino médio em 2008 quanto pessoas que já o concluíram em anos anteriores. Todos podem optar por efetuar a inscrição nas agências dos Correios ou pela Internet.
Quem quiser se inscrever pelos Correios deve pegar a ficha na escola em que estuda --redes pública ou particular-- ou em agências dos Correios. Para alunos da rede pública, a inscrição é gratuita; para os da rede particular e formados, R$ 35. Quem estudar ou tiver estudado em escola particular e se declarar carente também fica isento do pagamento da taxa.
Também é possível realizar a inscrição pela internet --o método só não se aplica a quem é isento do pagamento da taxa de inscrição. Nesse caso, o candidato deve acessar o site do Enem, preencher a ficha, imprimir o comprovante e pagar o boleto bancário gerado em qualquer agência bancária. O pagamento pode ser feito até o dia 25 de julho.
Todos os candidatos receberão cartões de confirmação de inscrição até o dia 18 de agosto.
Comentários