Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 23 de Maio de 2008 às 13:44

    Imprimir


Ao invés de aceitar os dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que vem apontando aumento da derrubada de árvores em Mato Grosso e adotar medidas duras que venham a frear o desmate na Amazônia, o governador Blairo Maggi prefere a política do enfrentamento. Maior produtor individual de soja do mundo, ele vive contestando os números e, em defesa dos produtores e madeireiros, resolveu até trombar com o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, assim como havia feito com a antecessora Marina Silva.

Maggi já prepara nova investida contra o governo federal para segunda (26), quando Minc divulgará novas estatísticas sobre desmatamento na Amazônia e mostrará que o índice de Mato Grosso cresceu mais de 60% nos primeiros 5 meses deste ano em relação ao mesmo período no ano passado. O governador evita fechar o cerco contra madeireiros para não azedar a relação com o setor. Acha também que conta com apoio do presidente Lula, quando, em verdade, Minc começa a atuar sob orientação do próprio Palácio do Planalto.

Falta ao governador postura de estadista. Não basta se prender nas indicações do Deter, sistema de detecção do desmatamento em tempo real, e ignorar o Inpe, que se tornou referência no país. Ao invés de mirar para as contestações e no frágil discurso de que está havendo perseguição e descriminação para com MT, o governador deveria impôr a lição de casa por mais rigorosa que seja.

A secretaria de Meio Ambiente vive um barril de pólvora. Os processos não andam. Falta estrutura para atuação tanto interna, quanto externa. Há até sugestões demais para se avançar na área ambiental, tanto que a CPI da Sema instalada pela Assembléia apresentou ao Palácio Paiaguás quase 100 dicas.

O impasse vai continuar, enquanto o "rei da soja" que conduz um Estado amazônico que queima e desmata ao arrepio da legislação e motivado pela política do passado de desbravar fronteiras para o avanço da agricultura e não mostrar humildade, reconhecer falhas e se articular melhorar com o governo federal.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180060/visualizar/