Minc confirma Roberto Messias como novo presidente do Ibama
Um dia depois de ter o seu nome confirmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como o novo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc anunciou nesta terça-feira o segundo nome de sua nova equipe. O geógrafo mineiro Roberto Messias Franco será o novo presidente do Ibama. Roberto vinha exercendo a função de diretor nacional de licenciamento do órgão. Na segunda-feira, Minc já havia confirmado que a subsecretária de Ambiente do Rio, Isabela Teixeira, será a secretária-executiva da pasta. Minc toma posse na próxima terça-feira.
Quadro da área de meio ambiente, Roberto já foi superintendente do Ibama em Minas Gerais e é ligado ao PT. Minc pediu ao novo presidente, em prazo de um mês, procedimentos para simplificar e agilizar os processos de licenciamento ambiental, segundo comunicado da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro.
Roberto substitui Bazileu Alves Margarido Neto, que pediu demissão do cargo junto com Marina Silva na semana passada.
O novo ministro se reúne nesta terça-feira com sua antiga equipe da Secretaria de Ambiente do Rio na capital fluminense.
Apoio de Lula após reunião
Na segunda-feira, Minc se reuniu com Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Minc deixou a reunião dizendo que o presidente aceitou suas condições para assumir o cargo, entre elas a de que não vai se dobrar às pressões para rever as regras rígidas contra o desmatamento na Amazônia , que levaram sua antecessora, Marina Silva, a pedir demissão.
Lula ficou ao lado de Minc na queda-de-braço pela não-concessão de créditos agrícolas a desmatadores. A suspensão dessa medida é uma das principais reivindicações dos governadores Blairo Maggi (Mato Grosso) e Ivo Cassol (Rondônia). Segundo Minc, Lula prometeu manter os principais pontos da política ambiental de Marina.
O novo ministro também disse que o presidente lhe garantiu carta branca para suas ações à frente da pasta. Entre as idéias apresentadas por Minc, está a de recrutar policiais militares de diversos estados para criar a Guarda Nacional Ambiental, nos moldes da Força Nacional de Segurança .
Comentários