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Politica Brasil
Terça - 20 de Maio de 2008 às 12:49
Por: Alline Marques

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O secretário de Estado de Comunicação, José Carlos Dias, o Zé Veneno, passa a ter mais poder dentro do governo. Com o Decreto 1.334 publicado no Diário Oficial de segunda (19), a pasta sob Dias será a responsável por coordenar, subordinar e controlar a comunicação de todos os órgãos do Estado, além de fazer cumprir o Plano Anual de Comunicação (PAC) que estabelecerá as políticas e diretrizes da comunicação social e definirão as ações, metas, segmentos de público, cronogramas de execução, meios a serem utilizados e recursos financeiros.

Todas as assessorias de imprensa e departamentos responsáveis por fazer a divulgação do governo prestarão contas à Secom. O Estado conta hoje com mais de 50 assessores. Não importa em qual órgão eles estarão lotados, pois vão atuar agora como surbordinados a Zé Veneno. Ele quer "uma linguagem só". A estratégia é evitar autopromoção de secretário, imagem distorcida do governo e conflitos entre secretários, já que todas são governo.

Uma das grandes novidades será, a exemplo de empresas privadas, a criação de comitês temáticos para examinar e aprovar projetos com patrocínio cultural e esportivo. A Secom terá que analisar se o projeto está de acordo com a política do governo. Isso quer dizer que, se contrariar o Palácio Paiaguás, vai ser vetado pela Comunicação.

Os projetos que forem escolhidos contarão com a participação dos patrocinadores e representantes da Secretaria de Estado de Cultura, ou de Esportes e Lazer ou ainda Desenvolvimento do Turismo, conforme a natureza da ação.

Bloqueio a secretários

As ações de publicidade de todos os órgãos serão coordenadas pela Secom, bem como a consolidação dos planos de mídia e negociações com os veículos de comunicação. Todas as unidades de informação e difusão do Estado obedecerão às diretrizes e orientações técnicas da secretaria de Zé Veneno. Assim, os secretários não mais poderão reclamar com seus assessores sobre o porquê não divulgou isso ou aquilo, pois estarão respaldados pelo decreto. José Carlos quer controlar os ânimos de alguns secretários que querem aparecer mais que o próprio governador.

Um exemplo é o caso do secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho (PR), que colocou placas com seu nome em obras do governo em Sinop, numa prova de propaganda extemporânea, já que até então vivia expectativa de candidatura a prefeito.

Zé Veneno também dará palpite sobre a contratação dos novos assessores, que terão que passar pela prévia aprovação da Secom, que fará uma manifestação formal sobre o profissional. As ações publicitárias serão obrigatoriamente realizadas pelas agências vencedoras de licitação, evitando que os chefes do executivo favoreçam determinadas empresas por amizade e toda campanha será fiscalizada pela secretaria.





Fonte: RD News

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