Cristiano Ronaldo ganha Chuteira de Ouro com 31 gols
Assim, Cristiano Ronaldo, que fez 31 gols na temporada e somou 62 pontos (cada gol na Inglaterra vale o dobro no ranking do prêmio), é o terceiro português a ficar em primeiro na Chuteira de Ouro. Eusébio (1968 e 1973) e Fernando Gomes (1983 e 1985) foram os primeiros.
Luis Fabiano, que acabou não sendo nem artilheiro do Espanhol pelo Sevilla, ficou em quarto lugar na lista, atrás ainda de Güiza (Mallorca) e Huntelaar (Ajax).
O único jogador ainda em atividade é Scott McDonald, que ainda deve disputar uma partida do Escocês pelo Celtic. Porém, como cada gol deste torneio vale 1,5 ponto (contra dois dos mais importantes), ele precisaria marcar 17 gols para desbancar Cristiano Ronaldo.
Se todos os campeonatos valessem a mesma pontuação, o vencedor seria o galês Rhys Griffiths, do Lanelli de seu país. O jogador, que é semi-profissional (também trabalha como bombeiro), balançou as redes nada menos que 40 vezes na temporada, mas acabou com igual número de pontos. Os países em que os gols valem dois pontos são Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
Confira a classificação da Chuteira de Ouro:
1. Cristiano Ronaldo (Manchester United): 31 gols (62 pontos)
2. Daniel Guiza (Maiorca): 27 (54)
3. Klaas-Jan Huntelaar (Ajax): 33 (49,5)
4. Fernando Torres (Liverpool), Emmanuel Adebayor (Arsenal), Luca Toni (Bayern Munique) e Luis Fabiano (Sevilla): 24 (48)
8. Alessandro Del Piero (Juventus): 21 (42)
9. Rhys Griffiths (Llanelli), David Trezeguet (Juventus) e Karim Benzema (Lyon): 20 (40)
Comentários