DNIT prevê para 2014 a chegada da ferrovia em Cuiabá
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, assegurou, nesta segunda-feira (19), a retomada das obras da Ferrovia Vicente Vuolo, num trecho de 220 quilômetros, entre Alto Araguaia e Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso, e anunciou para 2014 a chegada dos trilhos a Cuiabá.
Em entrevista ao telejornal “Bom Dia, MT”, da TV Centro América, Pagot revelou que o Governo Federal, numa ação conjunta dos Ministérios do Planejamento e dos Transportes e a Casa Civil, está intensificando as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê uma intensa programação de investimentos em infra-estrutura logística para o setor ferroviário do País. Entre as obras, está a estrada de ferro que liga São Paulo a Mato Grosso, a Ferrovia Vicente Vuolo.
A uma pergunta do presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), o diretor do DNIT disse que um termo aditivo de contrato que o Governo assinou, no fim de abril passado, garantirá a retomada das obras entre Alto Araguaia e Rondonópolis. O termo, assinado entre o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e o presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Reis, define o cronograma físico-financeiro que estabelece a implantação dos trilhos nesse trecho. O financiamento será do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL, segundo Pagot, assumiu o compromisso de reiniciar as obras – paralisadas desde 1999 – no próximo mês de julho, com a previsão de que os trilhos cheguem a Rondonópolis em setembro de 2010. Considerando que, durante a assinatura do termo aditivo, no mês passado, estabeleceram-se a aplicação de pesadas multas e o risco de perda da concessão da ALL, Pagot garantiu que não haverá mais atraso em relação à ligação entre Alto Araguaia e Rondonópolis.
A próxima etapa, de acordo com o diretor do DNIT, é a definição de uma logística junto à Casa Civil para tratar da continuidade das obras da Ferrovia Vicente Vuolo até a Capital mato-grossense. A extensão dos trilhos é uma reivindicação do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, que, recentemente, levou ao ministro Alfredo Nascimento (Transportes) o pedido de intervenção para que a ALL defina, em caráter de urgência, o estudo de impacto ambiental e o traçado da ferrovia a partir de Rondonópolis.
A previsão de Luiz Antonio Pagot, feita durante a entrevista, é de que, a partir de 2010, os trilhos comecem a avançar de Rondonópolis para Cuiabá. “Em 2014, a ferrovia chegará a Cuiabá”, afirmou.
“Este é um pleito que o Fórum defende desde 1999. Diante da nova realidade sobre os investimentos em infra-estrutura, com o advento do PAC, precisamos de uma definição técnica e política urgente. A chegada aos trilhos em Cuiabá terá um impacto extremamente positivo na geração de emprego e renda para a Baixada Cuiabana, que agrega 40% da população e 42% da produção estadual”, afirmou Francisco Vuolo.
A Ferrovia Vicente Vuolo, segundo o diretor do DNIT, é parte de um complexo ferroviário que o Governo Federal projetou para as regiões Norte e Centro-Oeste e que vai cruzar o Planalto Central de Mato Grosso. Nesta semana, será iniciado o levantamento aerofotogramétrico, que vai definir o traçado da Ferrovia Centro-Oeste.
O projeto prevê a saída dos trilhos da Ferrovia Norte Sul, entre as cidades de Uruçu (GO) e Cocalinho e Água Boa (MT), cruzando o Planalto Central de Mato Grosso, passando por Lucas do Rio Verde e Campo Novo do Parecis até Vilhena (RO), onde encontrará o ramal da Ferronorte, entre Cuiabá e Porto Velho (RO). Segundo Luiz Antonio Pagot, até 2009, estarão definidos projetos e a licitação da concessão, com a previsão de que as obras estão em pleno andamento num prazo de seis anos.
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