Corinthians enfrenta o Gama querendo mais três pontos
Serão 46,3 mil quilômetros de distância percorridos em cerca de cinco meses, o suficiente para dar uma volta ao mundo pela Linha do Equador (cerca de 40 mil quilômetros) e ainda ir de Fortaleza a Caxias do Sul com a sobra. Depois de estrear em casa na Série B, o Corinthians inicia neste sábado, diante do Gama, a "viagem ao mundo" que dará durante a competição.
O duelo marcado para as 15h no estádio da Boca do Jacaré, em Taguatinga, é o primeiro confronto como visitante do Corinthians. A equipe se deslocará 19 vezes para 16 destinos diferentes do Brasil na corrida pelo acesso à elite do futebol.
Na Série A, os clubes do eixo Sul-Sudeste vão para as outras regiões apenas quatro vezes. Na Segundona, a distribuição é mais homogênea: Centro-Oeste, Norte e Nordeste possuem nove representantes.
Para Taguatinga, neste fim de semana, o esforço não foi tão grande. A cidade-satélite está situada a 25 quilômetros do Plano Piloto, região administrativa de Brasília. A capital federal fica a 1.015 quilômetros de São Paulo.
Os destinos mais desgastantes para os corintianos serão Fortaleza e Natal, distantes 3.127 e 2.947 quilômetros, respectivamente. As duas cidades, inclusive, receberão duas partidas cada do time alvinegro: no Rio Grande do Norte estão América-RN e ABC, adversário do dia 24. Já no Ceará ficam Fortaleza e Ceará.
"A preparação da equipe é a mesma, mas é óbvio que precisaremos aprender a conviver com um ambiente contrário e mesmo assim continuar produzindo um bom futebol", avaliou o técnico Mano Menezes, projetando dificuldades nesses jogos como visitante.
Mas ao menos neste sábado, a projeção do comandante alvinegro não deverá se confirmar. Isso porque a torcida corintiana terá mais espaço que a do Gama na Boca do Jacaré. Serão dois setores exclusivos para os paulistas e um para os anfitriões, além de tribunas mistas.
Neste cenário, o time alvinegro tentará uma vitória com duplo valor. Além de mais três pontos na classificação da Série B, o Corinthians quer o triunfo para manter o embalo psicológico nas semifinais da Copa do Brasil. Na terça, a equipe visita o Botafogo no Rio de Janeiro.
"Uma derrota terá influência no rendimento da terça que vem, enquanto uma vitória sempre é positiva e nos dá uma confiança maior", argumentou Mano.
Para este confronto, o Corinthians deve ter o mesmo time que bateu o CRB na estréia por 3 a 2, com Douglas aparecendo novamente como titular no lugar de Diogo Rincón, preservado. O treinador, contudo, não confirmou a equipe e sugeriu que poderá poupar mais algum jogador.
No Gama, Thiaguinho e Emerson foram expulsos na derrota para o Barueri, na estréia, e desfalcam o time de Ademir Fonseca. Por outro lado, o treinador poderá promover as estréias de Rodrigo Ítalo e Adriano Magrão.
GAMA
Luiz Henrique; Lucas Silva, Pedro Paulo, João Vítor e Rodrigo Ítalo; Cléber Gaúcho, Lucas, Kel e Reginaldo; Bebeto e Adriano Magrão Técnico: Ademir Fonseca
CORINTHIANS
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Lulinha e Douglas; Dentinho e Herrera Técnico: Mano Menezes
Data: 17/05/2008 (sábado)
Horário: 15h
Local: estádio da Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF)
Árbitro: Célio Amorim (SC)
Auxiliares: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e João Patrício de Araújo (GO
Comentários