Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Maio de 2008 às 00:47
Por: Alline Marques

    Imprimir


Com a inclusão do cuiabano Deucimar Silva (PP) e do rondonopolitano Valdir Clemente (PR), sobe para 15 o número de vereadores que perderam o mandato por infidelidade partidária. Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral já havia "derrubado" 4 "fujões" em uma única sessão, sendo eles Elso Rodrigues, que trocou o PTB pelo PDT, e Basílio da Silva, que saiu do PMDB e foi para o PSB, ambos de Sorriso, além de Célia Barranco Passamani (eleita pelo DEM e filiada atualmente ao PR), de Brasnorte, e Pedro Borges de Oliveira, de Araguainha. No caso de Araguainha, o cargo que pertence ao PMDB ficou vago, já que o único suplente também havia se desfiliado.

O TRE ainda tem na pauta mais de 400 pedidos de cassação de mandato. Referem-se àqueles parlamentares que, de algum modo, trocaram de sigla.

Os maiores desfalques, por enquanto, ocorreram na Câmara Municipal de Sorriso, com a cassação de dois: Elso e Basílio. Em Brasnorte, perdeu o mandato Célia Barranco, assim como Pedro Borges em Araguainha. Oswaldo de Arruda Garcia, de Chapada dos Guimarães, também "dançou", após pular de partido. Jonas Rodrigues, parlamentar por Aripuanã, foi cassado, recorreu ao TSE e obteve liminar que o garante no cargo até julgamento do mérito.

Olindo Contardi, de São José dos Quatro Marcos, perdeu a cadeira de vereador, assim como Isabel Lemos, de Jauru, Vilmar Zarth (Nova Guarita), Gilson Souza Araújo (Jauru), Nilva Manea (Lambari D´Oeste) e Lúcio Ramos (Castanheira).

Vererador de Santa Carmem é cassado

Mais um vereador tem o mandato cassado por infidelidade partidária. Desta vez foi Giliarde Custódio (PR) de Santa Carmem. O relator do processo foi o juiz Renato César Vianna Gomes, que também pediu a cassação do deputado Walter Rabello (PP) e Deucimar (PP). Nas três cassações o parecer ministerial era pela procedência do pedido.

Custódio já é o 15° parlamentar que perde o cargo de vereador em Mato Grosso. Ele foi eleito pelo PPS e não respeitou a regra pró-fidelidade e migrou para o PR após o dia 27 de março.

Os vereadores cassados por infidelidade partidária

Deucimar Silva - Cuiabá

Valdir Clemente - Rondonópolis

Elso Rodrigues - Sorriso

Basílio Silva - Sorriso

Célia Baranco - Brasnorte

Pedro Borges - Araguainha

Oswaldo de Arruda - Chapada dos Guimarães

Jonas Rodrigues - Aripuanã

Olindo Contardi - Quatro Marcos

Isabel Lemos - Jauru

Vilmar Zarth - Nova Guarita

Gilson Souza Araújo - Jauru

Nilva Manea - Lambari D´Oeste

Lúcio Ramos - Castanheira

Giliarde Custódio - Santa Carmem





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180691/visualizar/