Prorrogadas inscrições para isentos no concurso da Polícia Militar
As inscrições para pedidos de isenção no concurso público para preenchimento de 1.030 vagas de soldados da Polícia Militar de Mato Grosso foram prorrogadas até o dia 15 de maio (quinta-feira). De acordo com o diretor-adjunto de Recursos Humanos da instituição, tenente-coronel Genilson Ávila, a prorrogação deve-se à intensa procura. A ampliação no prazo de inscrições irá beneficiar quem não pôde efetivar o credenciamento para o concurso na semana passada.
A solicitação de isenção deve ser feita, exclusivamente, nas agências credenciadas dos Correios relacionadas no Edital, durante o horário normal de funcionamento, de acordo com Edital nº 003/2008–PMMT. Podem pleitear o benefício, candidatos que se encontrem desempregados ou que recebam até um salário mínimo e meio ou, ainda, aquele que é doador regular de sangue. A relação dos pedidos deferidos e indeferidos será publicada a partir do dia 28 de maio de 2008.
A relação dos pedidos de isenção do pagamento da taxa indeferidos será publicada no Diário Oficial do Estado com data de 28 de maio de 2008 e poderá também ser acessado pela página na Internet www.iomat.mt.gov.br. As incrições para os pagantes podem ser feitas no site www.unemat.br ou pelas agências credenciadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos até a data de 05 de junho. O Edital com mais informações pode ser conferido no site da Polícia Militar pelo www.pm.mt.gov.br .
CONCURSO - Para concorrer às vagas é preciso ter idade mínima de 18 anos e máxima de 25 anos e concluído o Ensino Médio.
O concurso será realizado em seis fases. A primeira, de caráter classificatório e eliminatório consiste em provas objetivas. As fases de exame médico e oftalmológico, avaliação física, avaliação psicológica e investigação social e funcional são de caráter meramente eliminatório. A sexta fase do concurso consiste no curso de formação de soldados que tem caráter eliminatório e classificatório.
A execução do concurso será atribuição da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e será dividido em seis fases (1ª prova objetiva, 2º exames médicos e odontológicos, 3º teste de aptidão física, 4ª avaliação psicológica, 5º investigação funcional e social, e a 6ª curso de formação de soldados). A prova objetiva foi marcada para o dia 20 de julho. A segunda fase (exames médicos) a partir de 4 de agosto, a 3ª fase (aptidão físca) para 21 de agosto. A 4ª fase (avaliação psicológica) em 11 de setembro. A 5ª fase (investigação social) terá início em 29 de setembro. O resultado dos aprovados será publicado em 26 de setembro de 2008. Os aprovados deverão efetuar a matrícula de 29 de setembro a 8 de outubro.
Para a primeira chamada serão convocados 50% dos candidatos aptos/classificados em todas as fases do concurso, sendo a outra metade convocada na segunda chamada. O concurso público terá validade de até dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
VAGAS - São oferecidas 1.030 vagas, sendo 927 para homens e 103 para mulheres, na faixa etária de 18 a 25 anos. São ofertadas vagas para os Comandos Regionais de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Água Boa (Vila Rica), Cáceres, Tangará da Serra e Juína.
Esse já é o segundo concurso público destinado à ampliação do efetivo da Polícia Militar. Em fevereiro, foram abertas 26 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO). O Governo do Estado também realizou concurso público para contratação de 800 policiais em 2002 e outros mil, no ano de 2003.
Comentários