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Politica Brasil
Domingo - 11 de Maio de 2008 às 17:48

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Vários empresários resolveram tomar a trajetória de Blairo Maggi na vida pública como exemplo para concorrer a prefeito. Maior produtor individual de soja do mundo, Maggi se lançou ao governo do Estado, em 2002, faltando 3 meses para as eleições e, com promessa de quebra de paradigma com transparência, ousadia e honestidade, convenceu o eleitor. Com esse discurso, já "abocanhou" duas eleições para o Palácio Paiaguás, ambas no primeiro turno. Muitos empresários acham que esse "efeito Maggi" pode se repetir com eles. Não levam em consideração, porém, a conjuntura política e a diferença entre uma candidatura de governador para uma de prefeito. Podem sair frustrados das urnas.

Em quase todas cidades-pólos mato-grossenses há sempre um empresário de olho na prefeitura. Em Cuiabá, por exemplo, Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), entrou no páreo pelo PR de Maggi. Empresário do ramo de telecomunicação, ele foi motivado pelo próprio "rei da soja". Está sendo "lapidado" politicamente para usar o mesmo discurso.

Em Cáceres, o empresário Francis Maris (PMDB), maior revendedor Honda da região Centro-Oeste, é um dos "prefeituráveis". Já em Sinop há dois pré-candidatos a prefeito que são empresários fortes: Irineu Martins (PSDB), dono da rede de supermercados Machado, e Roberto Dorner (PDT), que atua em vários ramos, entre eles comunicação e pecuária.

O prefeito de Rondonópolis Adilton Sachetti (PR) vai à reeleição com discurso de que implantou na gestão pública o estilo empresarial de administrar. Em Barra do Garças, Eduardo Moura (PPS), pecuarista e um dos maiores empresários do Araguaia, voltou a se animar com vistas a concorrer ao cargo de prefeito. E, assim, o empresariado tenta ocupar cargo eletivo. Querem virar político como Blairo Maggi.





Fonte: RD News

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