Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 10 de Maio de 2008 às 13:12
Por: Téo Meneses

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) incluiu oficialmente, na pauta de julgamento da próxima terça-feira, o processo de perda de mandato por infidelidade partidária contra o deputado e pré-candidato a prefeito de Cuiabá Walter Rabello, que trocou o PMDB pelo PP. Também confirmou que julgará no mesmo dia os vereadores infiéis cuiabanos Deucimar Silva (PP) e Chico 2000 (PR).

Com a confirmação de ontem, a sessão da próxima terça-feira promete ser a mais esperada envolvendo infiéis. Rabello é o único deputado de Mato Grosso que corre risco de cassação por infidelidade, enquanto Deucimar e Chico são os primeiros vereadores da capital que serão julgados por conta da resolução 22.610, que estabeleceu a exigência da fidelidade partidária.

Conforme A Gazeta antecipou, o Ministério Público Eleitoral já se manifestou a favor da cassação de Rabello, que teve o mandato pedido pelo suplente Alli Veggi. Em parecer assinado pela procuradora regional eleitoral substituta Léa Batista de Oliveira, o MP argumenta que o pré-candidato a prefeito de Cuiabá não conseguiu comprovar o suposto desvio reiterado de programa do PMDB e nem a grave discriminação pessoal que teria sido orquestrada pelo deputado peemedebista Carlos Bezerra.

O MP também sugeriu a perda do mandato de Deucimar, que trocou o DEM pelo PP, e Chico 2000, que migrou do PPS para o PR. Ao todo, o Tribunal Eleitoral recebeu 478 pedidos de perda de mandato. Desses, 105 foram extintos por meio de decisões monocráticas, sem ir ao pleno, enquanto oito foram julgados procedentes e quatro improcedentes. Os vereadores cuiabanos Lueci Ramos (PSDB), Éden Capistrano (PMDB) e Levi de Andrade (PP) também respondem processos por infidelidade.

O julgamento do processo pode representar mais uma grande baixa ao deputado Walter Rabello. Nos últimos dias, ele perdeu a sua principal plataforma política: a vaga de apresentador do programa "Olho vivo na cidade", exibido pela TV Cidade Verde, afiliada ao SBT. Também viu a maioria dos partidos aderindo às pré-candidaturas dos adversários. Assim como Rabello, Deucimar e Chico 2000 estão preocupados com o risco da cassação porque a perda do mandato poder ser imediata após o julgamento e qualquer recurso contrário não terá efeito suspensivo.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180940/visualizar/