Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Maio de 2008 às 15:27

    Imprimir


O Projeto Meu Amigo do Peito foi desenvolvido pelas professoras Fátima Adib Naffi e Francelícia Regina de Oliveira, do Pré 3 A (crianças de 3 a 5 anos de idade). O “Meu Amigo do Peito” é um projeto educativo onde professoras e alunos confeccionaram uma boneca (sexo escolhido pela maioria) com o objetivo de simbolizar uma criança verdadeira.

Desenvolver a criatividade e o nível cultural, promovendo o desenvolvimento das habilidades básicas e o exercício da cidadania, criando uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança nas suas capacidades e percepções de suas limitações. Descobrir conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social, também foram objetivos do projeto.

Desde sua confecção, o objetivo da turma foi oferecer todos os cuidados para que a “criança” pudesse crescer forte e sadia. A primeira ação após a confecção (nascimento) foi realizar uma visita ao cartório, onde a senhora Izilda Fernandes recebeu as crianças com muito carinho e fez toda explanação sobre a necessidade de se fazer o registro de nascimento. Após o registro da boneca, já com o nome de Maria Paula da Silva, os alunos, juntamente com as professoras, coordenadora e diretora, ganharam da senhora Izilda uma muda de árvore frutífera para plantar no pomar da escola. Em outro momento, a boneca Maria Paula foi levada ao Posto de Saúde Parque das Araras, para receber informações sobre as primeiras vacinas e os cuidados com a saúde e higiene, tudo devidamente acompanhado pelos alunos (pais da boneca) e alguns pais que fizeram questão de presenciar o momento.

O atendimento ficou por conta da enfermeira chefe Carine Vandevert Fin e a dentista Drª Cristiane Guollo. As profissionais mostraram todos os ambientes, verificaram as carteiras de vacinas dos alunos e após a 1ª vacina a boneca, deram inicio as palestras. Os pais também assistiram às palestras e comentaram sobre o projeto. “Achei fantástico o projeto. Com isso a criança aprende desde cedo as responsabilidades da vida. Ajuda também a perder o medo do médico e do dentista”, disse o Senhor José Ataíde. “No meu tempo não tinha toda esta atenção as crianças. Acho que a escola está de parabéns por oferecer um bom estudo a nossos filhos”, disse o pai Paulo Brechor.

A diretora da escola, Eloir Aguiar, agradeceu a presença dos pais e a dedicação dos profissionais do cartório e também do posto de saúde pela maravilhosa explanação realizada.





Fonte: AMM/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/180970/visualizar/