Encontro do PNAFM em Cuiabá terá representantes de 200 municípios
A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Cuiabá já contabiliza mais de 600 inscrições para o 8º encontro do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM), representando 200 municípios brasileiros. O evento será aberto na segunda-feira (12-05), pelo prefeito Wilson Santos e o secretário de Finanças, José Carlos Carvalho Souza.
O PNAFM, programa do Ministério da Fazenda, coordenado pela UCP (Unidade de Coordenação do Programa) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), acontece no período 12 a 16 de maio, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A expectativa do prefeito Wilson Santos é que a bem sucedida experiência de Cuiabá, que já conseguiu R$ 12 milhões do PNAFM, seja estendida para todos os municípios mato-grossenses. Até agora, além de Cuiabá, apenas as cidades de Várzea Grande e Cáceres estão inseridas no programa.
Conforme o secretário de Finanças José Carlos, o Zé do Nordeste, “o PNAFM é um programa nos mesmos moldes do PNAFE, que foi desenvolvido pelos estados brasileiros e tem como meta melhorar a gestão fiscal e administrativa dos municípios”. Em Cuiabá, os recursos do PNAFM estão sendo aplicados na capacitação profissional dos servidores. Só para se ter uma idéia, atualmente todos os inspetores de tributos possuem curso de pós-graduação.
Também na informatização de todas as secretarias e unidades da Prefeitura, com a implantação da rede lógica, que promoverá a interação entre os órgãos municipais e na reforma da Loja de Atendimento ao Contribuinte (LAC Sul), além da construção, ainda este ano, de outras três LAC´s beneficiando as regiões Norte, Oeste e Leste da Capital. A reforma dos dois andares onde funciona a Secretaria de Finanças, no Palácio Alencastro, também conta com recursos do programa.Outro benefício do PNAFM para Cuiabá está no geoprocessamento, uma moderna ferramenta que permitirá um melhor planejamento das políticas públicas e que vem sendo implantado com recursos do programa.
Para o secretário de Finanças, “o encontro é um momento oportuno para que os municípios conheçam o PNAFM e aproveitem a oportunidade para, inclusive, estarem se habilitando a contrair empréstimos buscando a modernização das suas máquinas administrativas”.
Comentários