Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 05 de Maio de 2008 às 14:29

    Imprimir


A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) ofertará 55 mil toneladas de arroz nesta segunda-feira, em leilão, com objetivo de regular o abastecimento do mercado nacional.

O produto está armazenado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. O estoque atual do governo é de 1,4 milhão de tonelada de arroz, volume equivalente a cerca de 10% do consumo anual do mercado brasileiro.

De acordo com o gerente de alimentos básicos da Conab, Paulo Morceli, a medida contribuirá para conter os preços.""A venda dos estoques públicos vai colaborar para que o mercado atinja um preço base, bom para produtor e consumidor", explicou.

Para o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário, do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos, o Brasil não enfrenta problemas de abastecimento de arroz. "Até fevereiro de 2009, final do ciclo da cultura, o mercado interno contará com 13,8 milhões de toneladas de arroz", afirmou.

Na semana passada, o ministro de Agricultura, Reinhold Stephanes, informou que estavam suspensas as exportações de arroz dos estoques do governo. Stephanes diz que o objetivo é proteger o mercado interno. Ele disse que está preocupado com o abastecimento daqui a quatro ou cinco meses, uma vez que o preço do arroz vem aumentando muito no mercado mundial e importar está cada vez mais difícil.

O crescimento da demanda mundial por alimentos e a conseqüente alta dos preços tem sido motivo de debates ao redor do mundo nas últimas semanas. Assim, destacou Stephanes, cresceu fortemente o número de pedidos ao Brasil vindo de países da América do Sul e da África, o que pode comprometer o estoque futuro.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181184/visualizar/