Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Maio de 2008 às 13:28
Por: Nelson Alves

    Imprimir


O município de Denise completa neste dia 06, o seu 26º aniversário com uma programação voltada a parte cultural, esportiva e religiosa.

A programação iniciou no dia 03 de maio (sábado) com a realização do 1º Baile do Trabalhador, na APAE. No domingo, dia 04, aconteceu a Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz, e Gincana e Show com grupo Ação Livre Moto Show de Cuiabá. Na segunda-feira (05), véspera do aniversário, às 15h00 teve o lançamento do Projeto Judô "Estrelas de Denise", e logo após, às 15h30, o lançamento do Projeto Escolinha Esportiva, todos no Ginásio Poliesportivo 'José Honorato de Araújo'; e às 21h00, inicia a 4º edição do FESTDEN- Festival da Canção de Denise, com as eliminatórias. O festival terá a animação da Banda San Geniu's. Já à 00h00, toda a cidade pode acompanhar grande show pirotécnico.

A programação segue no dia 06 (terça-feira) com o Projeto Tarde Recreativa, iniciando às 08h00, e às 21h00, terá a grande final do 4º FESTDEN e logo após, show baile, que distribuirá prêmios de que vão de R$ 100,00 a R$ 1 mil.

"Devemos não somente comemorar a data do aniversário, que por sinal, por si só já se justifica o motivo de alegria e euforia. Mas, devemos comemorar os avanços, as conquistas obtidas durante esses anos. Anos de trabalho, muito trabalho e dedicação a frente do Executivo Municipal", disse o prefeito Israel Antunes Marques, destacando que nada acontece por acaso. Tudo é fruto de trabalho, abnegação e muita parceria.

Ele destacou a parceria com os munícipes que acreditam na sua Administração, os servidores, pessoas comprometidas com o funcionamento da máquina administrativa, que fazem chegar a todos os serviços públicos municipais; as autoridades estaduais e federais, que respaldam enviando recursos por meio de convênios para a realização de obras e oferta de serviços essenciais para a melhoria da qualidade de vida de nossa população.

O prefeito comentou que Denise é hoje destaque em todo o Mato Grosso como a pioneira no projeto da Seringueira, exportando conhecimento e tecnologia para outros municípios que são adeptos a essa cultura que em breve vai gerar riquezas a nossa população. "É uma cultura economicamente e ambientalmente correta e financeiramente viável. Exemplo maior é a geração de emprego, pois hoje possuímos mais de 100 famílias inseridas no Projeto e até o final do ano, teremos uma área de 1500 hectares plantada", informou.

Ele disse que além do Projeto da Seringa, o governo municipal apóia os produtores rurais em suas propriedades, transporta alunos da zona rural para as escolas mais próximas.

"Nossos postos de saúde oferecem saúde a todos sem distinção, além dos serviços sociais. Nossas escolas funcionam com sua capacidade máxima, ofertando educação de qualidade, com professores capacitados, merenda e transporte escolar", citou.

Ele frisou que tem a satisfação de estar com as finanças, fornecedores e servidores em dia, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, e ainda com capacidade de investimentos em obras, como as 100 casas populares que serão entregues em breve e asfaltamento em ruas da nossa cidade.

"Por esses motivos, acreditamos que temos o que comemorar nesses 26 anos de vida política-administrativa de Denise. Queremos nos unir e abraçar a toda a população e parabenizar por essa data tão importante. Parabéns", finalizou o prefeito Israel.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE DENISE

As raízes históricas da cidade de Denise estão plantadas na Fazenda Duas Antas, do Srº. José Gratidiano Dorileo, que abriu a propriedade na década de 1920.

Passados alguns anos Gratidiano vendeu parte da Fazenda Duas Antas, mantendo, no entanto, como sua propriedade uma pequena parte dela, a área que foi chamada de Barranco Vermelho, e que futuramente passou a ser chamada de Gleba Miru. Júlio da Costa Marques, genro de José Gratidiano Dorileo, levantou um empréstimo no Banco do Brasil, tendo como objetivo implantar uma colonização na área remanescente da Fazenda Duas Antas.

Em 1945, Gratidiano abriu e utilizou um campo de aviação para um avião Cessna que ali pousava regularmente trazendo novos colonos, mantimentos e remédios.

Em 1966, Costa Marques iniciou a venda de áreas rurais nas imediações do lugar onde mais tarde implantaria uma vila com o nome de sua filha Denise.

A primeira construção urbana, na saída para Arenápolis, foi uma serraria pica-pau do corretor de imóveis José Fernandes, que trabalhava para o colonizador. Posteriormente, Fernandes mudou-se para Rondônia. Quem comprava área rural ganhava lote urbano a título de bonificação, a exemplo do que acontecia à época em todos os cantos de Mato Grosso.

Em 1968, o cearense de Brejo Santo, Vicente Jacinto Franco, trocou o município paranaense de Tapira por Denise, onde fixou residência numa das chácaras por ele adquirida. Em 1968, foi construída uma pequena igreja católica consagrada a Nossa Senhora Aparecida e coberta de palha de coqueiros e paredes de pau-a-pique.

Em 06 de maio de 1982, através da Lei Estadual nº 4.453, foi criado o município de Denise.

A população de Denise é constituída por 8.869 habitantes, sendo que grande parte trabalha nas fazendas com atividades agrícola, pecuária ou de extrativismo vegetal. A seringa ganhou expressão por volta de 1980 com a plantação de 600 mil árvores de espécies cultivadas.

Hoje a cidade conta com viveiro de 12 hectares que chegou a uma produção de 1 milhão de mudas de seringueiras visando o repasse aos produtores rurais.

Atualmente, a infra-estrutura de Denise conta com dois Hotéis, Banco do Brasil, quatro escolas municipais e estaduais, pequenos bares e restaurantes, um hospital, duas olarias, um clube de campo municipal com área de lazer aberta ao público. Três assentamentos rurais abrigam 177 famílias onde produzem leite, mandioca, abóbora, melancia, latéx, pupunha e ovinos.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181189/visualizar/