Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sexta - 02 de Maio de 2008 às 16:59

    Imprimir


O fazendeiro Carlos Ticianel, proprietário da Fazenda Lago Azul, onde é desenvolvida atividade de pecuária em Alta Floresta, foi preso acusado de contrabandear agrotóxico e usar veneno ilegal no Brasil, durante uma operação desencadeada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) e policiais militares. Oito trabalhadores eram encarregados de manipular os produtos químicos sem nenhum tipo de equipamento de proteção individual.

Ticianel assinou um termo de ajustamento de conduta obrigando-se a pagar as verbas rescisórias e danos morais individuais aos trabalhadores, dano moral coletivo no valor de R$ 50 mil e a melhorar as condições de trabalho na fazenda, visando resguardar a saúde e a segurança dos empregados, sob pena de pagamento de multa.

Os trabalhadores estavam alojados em dois galpões, sendo um de alvenaria e o outro de madeira, também usados para depósito dos agrotóxicos. As condições dos dois alojamentos foram consideradas degradantes pela equipe de fiscalização do Ministério Público do Trabalho.

O fazendeiro utilizava os herbicidas Meturon e Spectro que eram contrabandeados do Paraguai. O dono da loja onde os produtos eram comprados também foi preso. No local foram encontradas mais embalagens dos dois tipos de veneno.

Ticianel obteve a liberdade mediante pagamento de fiança determinada pela Justiça Federal e terá de pagar multas aplicadas pelo Ibama.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181261/visualizar/