Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Abril de 2008 às 13:50
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


ALTO GARÇAS, MT - O Governo do Estado e a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) estão fortalecendo a formação e execução das ações do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental Nascentes do Araguaia. A garantia foi dada nesta sexta-feira (25.04), pelo presidente da AMM e coordenador do MT Regional, José Aparecido dos Santo, o Cidinho, em reunião que ocorrida em Alto Garças (357 km ao Sul de Cuiabá).

O pontapé das ações práticas que começam a mudar a realidade nas regiões foi o repasse das patrulhas rodoviárias que serão utilizadas para melhorar a infra-estrutura dos Municípios. “A intenção do MT Regional é fazer a descentralização dos consórcios. Esse é o início de um trabalho pioneiro no Brasil”, assegurou Cidinho.

Durante a reunião, os prefeitos discutiram a operacionalização do uso das máquinas dentro do consórcio. O prefeito de Alto Garças, Cezalpino Teixeira Júnior elogiou ação do Governo, para quem faz uma gestão municipalista atendendo as reivindicações dos prefeitos. “Só unidos, pro meio dos consórcio, seremos mais ‘fortes’ para executar projetos”, disse ele.

Para o prefeito de Itiquira, Ondanir Bortolini, esse modelo de gestão adotado pelo governo do estado é extremamente inteligente já que todo mundo sairá ganhando. “Somente dentro de Itiquira são 250 quilômetros de estradas estaduais, sem contar nas vicinais. Quando eu digo que tanto o Estado quanto os municípios sairão ganhando é porque as estradas estaduais ficarão constantemente cuidadas e as municipais também”, disse ele.

Ao todo, foram entregues no último dia 10, 212 equipamentos rodoviários. As máquinas adquiridas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), custaram ao todo R$ 77 milhões e serão pagas em 18 prestações. Foram comprados 105 caminhões basculantes, 21 escavadeiras, 21 pranchas semi-reboque, 42 motoniveladoras, dois caminhões de lama asfáltica e 21 caminhões comboio. Cada patrulha contém uma escavadeira, duas motoniveladoras, cinco caminhões basculantes, um comboio lubrificante, uma prancha semi-reboque e o caminhão de apoio, que não consta como maquinário.

O maquinário está sendo administrado pelos Consórcios Intermunicipais. Atualmente, são 15 consórcios os intermunicipais, que contam com a participação de todas as Secretarias de Estado.

Participam da reunião da reunião os prefeitos de Itiquira, Ondanir Bortolini; Alto Taquari, Lairton Sperandio; Araguainha, Osmair Cezar de Azevedo; Tesouro, Antônio Leite; Alto Garças, Cesalpino Júnior; Guiratinga, Hélio Goulart; São José do Povo, Florisberto de Oliveira; Juscimeira, Edivaldo Araújo Silva; além do coordenador de Desenvolvimento Econômico da AMM, Farid Tenório, o superintendente do MT Regional, Alexandre Golemo, e o secretário-executivo do consórcio da região Sul, Rodrigo Stechow.





Fonte: Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/181480/visualizar/