Riva sugere banco de leite em hospitais e maternidades
No sentido de modificar esta situação, o deputado José Riva (PP) propõe que o governo do Estado dote seus hospitais e maternidades onde exista o serviço materno-infantil com estrutura suficiente para o atendimento às famílias que dependem deste beneficio.
Em Mato Grosso, um dos últimos estados a ter esta especialidade, a demanda é grande. As referencias são o Banco do Hospital Geral e Hospital Júlio Muller, exemplos práticos de deficiência. O atendimento é prejudicado pelo fato de as estruturas serem dependente de orçamento direcionado para manutenção.
De acordo com o projeto do deputado Riva cabe à Secretaria de Estado de Saúde (SES) instalar bancos de leite materno objetivando atender, sob prescrição médica, às necessidades dos recém-nascidos, principalmente dos prematuros desnutridos e lactentes com patologias que exijam o aleitamento natural visando reduzir a mortalidade infantil e estabelecer condições para a manutenção de um grupo permanente de nutrizes em estado adequado de saúde.
“Os bancos serão dotados dos equipamentos necessários ao recolhimento e conservação do leite, bem como cuidarão da periódica manutenção dos mesmos cabendo à secretaria de Saúde estabelecer normas de funcionamento devidamente compatibilizadas com as atividades de rotina do serviço materno-infantil”, destaca Riva.
Segundo pesquisas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef ), o aumento do consumo de leite materno evitaria a morte de 1,3 milhão de crianças em todo mundo. Dados do mesmo estudo indicam que crianças alimentadas com leite materno até os seis meses de vida também pode reduzir em até quatro vezes a probabilidade de morte infantil por pneumonia e diarréia.
“Queremos conscientizar a população sobre a relevância destes bancos e de sua contribuição para a melhoria dos níveis de saúde das próximas gerações”, justifica o parlamentar ao apresentar o projeto na sessão da terça-feira (22.04).
Comentários