Berzoini descarta defesa do 3º mandato para Lula
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), acredita que a decisão da Executiva Nacional, tomada na terça-feira, sepulta definitivamente qualquer insinuação de que o PT defende um terceiro mandato para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É a primeira vez que, oficialmente, uma instância partidária se pronuncia sobre o tema que só precisará ser analisado pelo Diretório Nacional se alguém recorrer à instância maior da legenda.
Proposta inicialmente pelo deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), a tese do terceiro mandato ganhou força em declarações recentes do vice-presidente, José Alencar, do prefeito de Recife, João Paulo (PT-PE), do deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) e do empresário Lawrence Pih. " O PT jamais defendeu isso " , acrescentou Berzoini.
Ele lembra que o assunto não foi discutido no Congresso do partido, nem tampouco qualquer delegado veio, de forma pública, ou reservada, defender que um debate dessa natureza fosse travado. " Por tudo isso, eu achava desnecessário uma posição oficial. Eu mesmo, como presidente da legenda, jamais defendi essa tese " . Berzoini declarou que, para não pairarem mais dúvidas, a resolução da Executiva classificou qualquer mudança nas regras do jogo político como " anti-democrática " . " Tão anti-democrática quanto a mudança proposta pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, assegurando a própria reeleição " , completou.
Com a decisão, caso o assunto venha a prosperar no Congresso, o encaminhamento do PT, tanto com suas lideranças na Câmara - Maurício Rands (PT-PE) - e no Senado - Ideli Salvatti (PT-SC) - será votar contra. " Não podemos impedir que algumas vozes do partido até defendam a proposta, já que não censuramos opiniões pessoais. Mas, desde já, elas estão sabendo que não falam em nome do partido " , disse.
Um petista que integra a Executiva Nacional repetiu que Lula não cogita a hipótese de disputar uma nova eleição. Para este militante partidário, o deputado Devanir Ribeiro quer " surfar " na onda da popularidade que alguns assuntos dão aos seus proponentes. " Ele sempre teve uma atuação apagada. De repente, viu esse filão e resolveu aproveitar. Está aparecendo em todos os jornais, revistas e televisões " , declarou.
O assunto terceiro mandato só serviria, na opinião desse filiado, para Devanir se projetar e para a oposição ter uma bandeira contra o governo. Acrescenta, contudo, que há uma hipótese, remotíssima, desse assunto deixar o limbo e ser encampado de forma consistente: o governo chegar em 2010 sem um candidato viável politicamente. " Se repetirmos o que aconteceu com Sarney em 1989, que não tinha um candidato à sucessão presidencial para apoiar, vai aparecer um maluco pregando terceiro mandato pro Lula " , prevê.
Por isso faria tanto mal a insistência de democratas e tucanos, nesta avaliação petista, em bater na chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tentando atrelá-la ao escândalo do dossiê. " É uma candidata em construção. Se PSDB e DEM quiserem abatê-la agora, será pior para todo mundo " , disse o petista amigo do presidente Lula.
Comentários