Novacki convoca reunião para blindar o governo
Com autonomia de um coronel sobre a tropa, o major PM Eumar Novacki, recém-empossado como secretário-chefe da Casa Civil, convocou uma reunião com todo os colegas secretários para a próxima terça, pós-feriado de 21 de Abril. Após mapear as demandas, reclamações e pontos falhos, Novacki quer expôr sua metodologia de trabalho e blindar o governador Blairo Maggi. No fundo, busca melhor relação com a sociedade e interação com os Poderes Legislativo, Judiciáriio e com os órgãos vinculados Ministério Público e Tribunal de Contas.
Novacki recebeu carta-branca do governador Maggi, com quem atua diretamente desde janeiro de 2003 como até então ajudante de Ordens. Ele dirá aos colegas do primeiro escalão que, com a proximidade das eleições, o governo vai começar a ser "bombardeado" de críticas e é preciso uniformizar o discurso. Exige que todo e qualquer questionamento tenha resposta do Palácio Paiaguás e pedirá atenção especial para com os Poderes.
Novacki integra a nova safra de secretários de Maggi, que está no sexto e penúltimo ano de administração. Na Assembléia, o governo ainda "reina". É quase unanimidade, não fosse alguns questionamentos levantados por deputados como Zé do Pátio (PMDB) e Percival Muniz (PPS). A relação do governo com o Judiciário e MPE também é boa, principalmente por contemplá-los com um duodécimo cada vez "mais gordo".
Disposto a marcar posição, Novacki vem ganhando simpatia e elogios neste início de trabalho como interlocutor do governo. Por enquanto, mesclando seu trabalho técnico com político, conseguiu apagar os poucos incêndios que surgiram. Resta saber se terá habilidade para contornar as chamas com maiores proporções, principalmente advindas de partidos que caminham para a oposição, como DEM, PMDB e PP.
Comentários