Maluf propõe GT para avaliar construção de autódromo em Cuiabá
De acordo com o parlamentar, a idéia da construção de um autódromo em Cuiabá não é nova e vem sendo sustentada há longo tempo por grupos apaixonados pelo esporte de velocidade, até agora sem apoio político, institucional ou administrativo, razão pela qual o deputado resolveu encampar a reivindicação dos persistentes automobilistas cuiabanos e mato-grossenses, no sentido de encaminhar o pedido junto às autoridades governamentais.
Maluf acrescenta, ainda, que a construção de um autódromo envolve uma série de obras infra-estruturais urbanas, o que aponta a necessidade da participação da prefeitura na elaboração dos estudos técnicos, o que deverá ser observado pelo grupo de trabalho multissetorial, a ser criado por ato formal do Governo do Estado.
O grupo de trabalho, além de técnicos estaduais, contará, ainda, com representantes ligados á atividade esportiva específica, classistas e da iniciativa privada, como as confederações Brasileira e Mato-grossense de automobilismo, Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Associação Mato-grossense de Cronistas Esportivos (Amace), conforme sugerido pelo parlamentar.
“O autódromo dará visibilidade nacional ao estado e a Cuiabá nessa prestigiada área esportiva, contribuindo também para alavancar o incremento continuado do turismo, a ocupação hoteleira e setores afins, devido a ocorrência anual definida e freqüentes eventos, proporcionando, enfim, sustentabilidade à economia regional e local”, assinala Maluf.
A proposta prevê também que, nos períodos de inatividade, as áreas livres anexas ao autódromo sejam usadas para a prática de atividades escolares, culturais, desportivas, lazer e recreação, pela comunidade e alunos das escolas públicas estaduais e municipais e para outros eventos da sociedade sem fins lucrativos. Os outros espaços territoriais que não forem ocupados de forma direta nas operações e funções ligadas ao autódromo deverão ficar como reserva natural e mantidos como áreas verdes permanentes.
“A acelerada inicial está dada. Espero contar com o apoio e o empenho dos automobilistas de Cuiabá e de Mato Grosso junto ao governo estadual para que o grupo de trabalho seja criado e conclua os trabalhos em favor da construção do autódromo. Acredito que receberei também da iniciativa privada, especialmente do trade turístico, a colaboração necessária para uma corrida segura e de final feliz”, concluiu Maluf.
Comentários