Comércio tem expansão de 13% em Mato Grosso
O comércio varejista de Mato Grosso registrou expansão de 13,4% nas vendas em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo período de 2007. O desempenho é 6,7 pontos percentuais maior que o crescimento registrado em janeiro de 2008, quando a alta sobre o primeiro mês de 2007 foi de 6,7%, a metade do verificado em fevereiro de 2008. Apesar do bom desempenho registrado no segundo mês deste ano, o Estado ocupa a sexta posição no ranking entre as unidades da federação. No país, o crescimento registrado em fevereiro deste ano foi de 12,2% em relação a igual período do ano passado.
Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) elaborados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados ontem. Mesmo não sendo um mês considerado bom pelo comércio, devido ao período de carnaval, em que os moradores das cidades viajam acarretando na redução do volume de vendas no comércio local, o índice foi 0,2 ponto percentual menor que o registrado em dezembro do ano passado, mês em que os estabelecimentos comerciais registram o maior movimento do calendário lojista. Para aquele mês, os números do IBGE apontam aumento de 13,6% nas vendas se comparadas às realizadas no último mês de 2006.
O vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, afirma que entre os motivos que estão favorecendo a curva ascendendo nas estatísticas referentes às vendas no Estado mês a mês estão a estabilidade da moeda e das taxas de juros, a facilidade no acesso ao crédito e à recuperação do agronegócio estadual, que proporciona a circulação monetária em toda região. "Todos estes fatores juntos favorecem o consumo e refletem em dados positivos para Mato Grosso". Ele acrescenta que se o cenário favorável permanecer, o Estado registrará novamente aumento nas vendas no fechamento do ano.
Ainda conforme o levantamento divulgado pelo IBGE, no comércio varejista ampliado, que inclui também os segmentos de automóveis e material de construção, o volume de vendas para o mesmo mês teve uma alta de 19% sobre o segundo mês do ano passado. Em janeiro o crescimento havia sido de 13,2%, uma diferença de 5,8 pontos percentuais na variação mensal, e 6,2 pontos percentuais acima do incremento de dezembro de 2007, em que chegou a 12,8% sobre igual mês em 2006.
Comentários