Lula convoca governadores e cutuca os prefeitos
Depois de mais de uma hora de atraso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a XI Marca dos Prefeitos com um discurso inflamado. Ele chegou acompanhado de toda sua equipe ministerial. Foi a última autoridade a falar, após o presidente do Senado, Garibaldo Alves Filho (PMDB/RN). Lula destacou a importância do crescimento da marcha, discutiu sobre a dengue e ainda convocou os governadores para também participarem do evento. "Faltou um ingrediente nesta marcha, faltou trazer os governadores, porque é claro que a relação de vocês (prefeitos) é mais próxima deles. Se é trabalhar em uma tríplice aliança, temos que conversar em todas as esferas", destaca.
Também alertou os prefeitos para o cambate à dengue, principalmente os das "cidades alagadas". Disse que a dengue ocorre nos municípios e ninguém melhor que os prefeitos para saber a realidade da cidade que administra. Mas também puxou a orelha da população e ressaltou que não basta apenas o governo ou a prefeitura fazer sua parte. Destaca que é necessário que o povo exerça a cidadania. "Não adianta nada a dona da casa 23 combater o mosquisto da dengue, quando a vizinha da casa 21 não faz nada para previnir. O que vai acontecer é o mosquito da 21 morder a da 23, e assim vai. É uma questão de educação e consciência do povo. Não estou querendo me isentar, mas é preciso previnir, evitar que o mosquito chegue até às casas das pessoas e somente com multirões de toda a sociedade é que será possível acabar com este problema, que tende a se agravar caso não seja controlado. Mas não basta o governo apenas assumir os custos dos hospitais, é necessário errdicar o mal", relata.
O presidente reconheceu ainda o valor dos prefeitos, que estão muito mais próximo da comunidade e brincou: "descobri que para me xingar é muito mais difícil, mas ao prefeito é a toda hora. Já dormi na casa de prefeitos e acordei no domingo, 6 horas da manhã com 150 pessoas na porta", conta.
Lula estava de bom humor. Durante todo o seu discurso ficou fazendo piadinhas com todos os assuntos, arrancando risos da platéia. Talvez tanta alegria seja pelos vários elogios recebidos do presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, João Paulo LIma (PT/PE) e pelo presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski (PSB/RS).
Comentários