Governo pretende vacinar 14,5 milhões de idosos contra gripe
O Ministério da Saúde apresentou a 10ª edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que pretende imunizar 14,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe. A vacinação começa em 26 de abril e vai até 9 de maio, em postos de saúde do território brasileiro.
Para 2008, a meta é vacinar 80% da população idosa, projeção 10% superior à de 2007. O ministério estima que a campanha custará R$ 150 milhões. O objetivo é diminuir os casos de doenças respiratórias nas pessoas com 60 anos ou mais. Estudos indicam que a vacinação contra a gripe reduz em mais de 50% os casos da doença nos idosos vacinados e em pelo menos 32% as hospitalizações por pneumonia, informou o ministério.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Marília Bulhões, destacou a importância dos idosos procuraram a vacina anualmente. “A vacina deste ano é outra, baseada nos vírus de gripe que circularam no país no ano passado”, informou Bulhões.
De acordo com o ministério, a vacina não é recomendada às pessoas que têm alergia a ovo. Marília Bulhões informou que quem teve dengue recentemente deve aguardar a estabilização do quadro para se imunizar contra a gripe.
Comentários