Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 14 de Abril de 2008 às 15:12
Por: Maria Nascimento

    Imprimir


“Temos um estado em pleno desenvolvimento, mas indicadores sociais, a exemplo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que beiram as regiões mais pobres do nordeste demonstram falta de vontade política para que as políticas públicas cheguem e para que as parcerias e os investimentos privados possam acontecer nesta região”.

O discurso, em tom de cobrança aos governos estadual e federal, partiu do deputado José Domingos Fraga (DEM) e foi proferido durante audiência pública na cidade de Arenápolis (distante 286 quilômetros de Cuiabá), que discutiu a segurança pública na região médio-norte mato-grossense.

O parlamentar admitiu que o governo Blairo Maggi tem desenvolvido projetos no interior de Mato Grosso, mas ressaltou que “falta mais, falta uma política de geração de emprego e renda”. Essa política foi a principal reivindicação, depois do aumento do efetivo de policiais militares e de viaturas, feita pela população regional. Os pedidos ocorrem em face de uma onda de assaltos a residências que aterroriza as 16 cidades do médio-norte.

O democrata também chamou a atenção para a necessidade de que policiais militares que estão guardando pedágios dentro das Parcerias Público Privadas (PPP’S), no estado, retornem para as ruas, além da necessidade de pelo menos 50 novos delegados para atuarem no interior. “O quadro da segurança pública é decepcionante, como é, também, a parte de logística e, a física nos prédios das polícias. È preciso uma reestruturação nos quatro cantos desse estado”, defendeu.

A audiência reuniu ainda, os deputados José Riva (PP) e Wagner Ramos (PR), prefeitos, vereadores, representantes das Polícias Federal, Civil e Militar-, de Clubes de Serviços, sindicatos, associações, agremiações de estudantes secundaristas e universitários, e populares, muitos deles, vítimas da criminalidade.

José Domingos lamentou a ausência da cúpula da segurança pública e salientou que “acredito que o secretário Diógenes Curado virá a região para justificar sua ausência, pois a entendemos em face de compromissos assumidos anteriormente”.

Compromissos

Depois de ouvir as reivindicações da população do médio-norte, os deputados José Riva (PP), José Domingos (DEM) e Wagner Ramos (PR) se comprometeram, em nome da Assembléia Legislativa, a marcar audiência -no menor prazo possível- com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, para mostrar as deficiências e discutir o que, efetivamente, o Estado pode fazer para barrar a onda de criminalidade que assola a região; trabalhar pela formação de um Grupo de Gerenciamento Integrado (GGI) e discussão com o Governo do Estado sobre a adoção de políticas de diminuição das desigualdades regionais, de geração de emprego e renda e de melhoria da educação.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182021/visualizar/