Sérgio Ricardo quer câmeras de segurança nas escolas públicas
As 643 escolas públicas estaduais de Mato Grosso podem ganhar a instalação de câmeras de segurança. O monitoramento eletrônico está num projeto de lei do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR). A medida segundo ele, busca diminuir os episódios de vandalismo e violência.
O objetivo, de acordo com Sérgio Ricardo, é inibir as ações de vandalismo praticadas nas escolas. “É preciso garantir a integridade física dos alunos, dos professores e dos servidores, por meio de câmeras de segurança, nas dependências e cercanias de todas as unidades de ensino”, disse o parlamentar.
A instalação do equipamento, de acordo com o texto da proposta, será definida conforme a proporcionalidade do número de alunos e de funcionários existentes, bem como as características territoriais e as dimensões de cada unidade educacional.
Cada unidade educacional instalará no mínimo duas câmeras de segurança. Elas registrarão permanentemente a entrada e saída dos alunos e dos funcionários, produzindo, amplamente, as imagens de suas instalações internas. A proposta define que pelo menos uma das câmeras apresentará recurso de gravação de imagens.
A instalação das câmeras, segundo o parlamentar, é para auxiliar e facilitar o trabalho da Policia Militar na intimidação das ações dos criminosos. “Não se vive hoje sem o medo constante da violência; não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena”, destacou Sérgio Ricardo.
Dados da Síntese do Censo Escolar de 2006, a rede pública estadual de educação, em 141 municípios, possui 643 escolas. A época o número de alunos matriculados era de 473 mil e 360 estudantes e contava com, pelo menos, 18 mil e 321 professores.
Comentários