Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 04 de Junho de 2013 às 07:54

    Imprimir


Embora o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não tenha julgado seu pedido de consulta, o ex-prefeito de Juara, Oscar Bezerra (PSB), registrou candidatura para tentar disputar novamente o comando do município no dia 7 de julho. 

O socialista tem ao seu lado Cristovão Rodrigo Piovesan, que se candidatou a vice-prefeito. Juntos eles representam a coligação “Sempre por Juara”, formada pelo PSB, PTB e PDT. 

O registro, no entanto, não garante que Oscar poderá concorrer. A Justiça Eleitoral tem até o dia 28 deste mês para julgar os pedidos. O do socialista corre o risco de ser indeferido, caso ele seja considerado o causador da anulação do pleito do ano passado. 

Oscar disputou a eleição de 2012 com o registro de candidatura “sub judice”, ou seja, aguardando o julgamento de recursos. Venceu, mas não foi diplomado porque perdeu a batalha judicial. Como obteve mais de 50% dos votos válidos, o segundo colocado, Alcir Paulino (PSD), não pode assumir em seu lugar e a eleição foi anulada. 

A defesa de Oscar afirma, no entanto, que o verdadeiro culpado pela anulação foi o próprio Judiciário. Isso porque uma decisão que cassava uma condenação dele à inelegibilidade não teria sido considerada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no julgamento do recurso que culminou com a ordem de realização de um novo pleito. 

Oscar vinha afirmando que só se candidataria se tivesse a confirmação do TRE de que poderia disputar. Por este motivo ingressou com uma consulta junto à Corte Eleitoral. O questionamento, contudo, não foi apreciado em tempo hábil: antes do término do prazo para os registros de candidatura, em 1º de junho. 

Já Alcir Paulino, que conquistou o segundo lugar no ano passado, preferiu não concorrer à prefeitura novamente. Ainda assim o PSD terá candidato. O partido integra a coligação “Juara é do Povo” com o PRB. Concorrem como prefeito e vice-prefeito, respectivamente, Lourival de Souza Rocha e Mauro Cezar dos Santos. 

A terceira coligação formada foi a “Juara mais Forte” (PPS, PMDB e PV), que será representada por Edson Miguel Piovesan, na disputa como prefeito, e Fernando Manoel Borba Azoia, como vice. 

O PT, o PR e o DEM apresentaram candidatos individualmente. Os petistas terão Denilson Brito de Almeida (prefeito) e Francisco Otomar Brauner (vice). Os republicanos Valmiro Luiz da Silva (prefeito) e Valdir Leandro Cavichioli (vice). Os democratas Valdinei Holanda Moraes (prefeito) e Luiz Pereira da Costa (vice). 

GLÓRIA D’OESTE – Também foram registrados os candidatos ao pleito suplementar de Glória D’Oeste. As chapas são formadas por Roberto Carlos Barbosa (PV) e Welterson Vieira dos Santos (PSDB), prefeito e vice; Nilton Borges Borgato (PP) e Gean Carlos Alves (PSB), prefeito e vice; e Paulo Remédio e Luiz Carlos Assoni, ambos do PPS, a prefeito e vice. 





Comentários

Deixe seu Comentário