Ministro fala aos servidores de Mato Grosso sobre evolução do STF
O presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Ferreira Mendes, apresentou aos alunos dos cursos de pós-graduação em "Direito Processual Civil" e em "Direito Penal e Direito Processual Penal", um rápido panorama da evolução da prática constitucional do STF até chegar à análise do sistema atual daquela corte. O ministro participou como palestrante, durante o fim de semana, do primeiro módulo dos cursos oferecidos pela Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, inaugurada na semana passada.
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, na ocasião da aula magna ministrada por Gilmar Mendes, destacou o contexto de mudanças que experimenta a sociedade contemporânea e, também a área pública, que já concluiu ser prioritário o investimento em pessoas. "Investir em pessoas que contribuam para recuperar os fundamentos de servir ao público e servir à cidadania é o passo certo na direção correta", afirmou.
O presidente do TJMT explicou ainda que o ponto determinante para a melhoria na qualidade da prestação jurisdicional passa pelo desenvolvimento dos servidores, para que eles possam crescer integrados ao propósito de servir. "Por essa razão, abrir as atividades da Escola dos Servidores com cursos de pós-graduação não constitui apenas o cumprimento de suas funções. Traduz a certeza de que podemos avançar. Aliás, devemos avançar", acrescentou o desembargador Paulo Lessa.
Para a oficial de Justiça do Fórum de Cuiabá Adriana Constantino, há nove anos no Poder Judiciário Estadual, é muito importante a iniciativa do Tribunal de Justiça, com aulas ministradas por profissionais gabaritados, como é o caso do ministro do STF. Já a servidora Luciana Mendes de Sousa, que trabalha no gabinete do desembargador Guiomar Teodoro Borges, destacou estar bastante satisfeita com os cursos ofertados pela Escola dos Servidores. "Espero que atenda minhas expectativas. Sem dúvida é uma iniciativa que vai aprimorar a qualidade da prestação jurisdicional", opinou.
Estiveram presentes também à aula magna, realizada na última sexta-feira (04 de abril), os desembargadores Benedito Pereira do Nascimento e Antônio Bitar Filho. As outras aulas dos primeiros cursos de pós-graduação seguiram durante todo o fim de semana aos servidores efetivos já selecionados anteriormente.
Comentários