Abertura da V Festa do Frango será sexta-feira em Nova Marilândia
A prefeitura de Nova Marilândia e parceiros realizam nos dias 11 e 12 de abril, no centro de eventos do município, a V Festa do Frango. O evento, que já é tradicional na cidade, traz novidades em 2008. Além da premiação dos melhores avicultores, do sorteio de brindes, da exposição de equipamentos e do concurso culinário, neste ano, os estudantes de Nova Marilândia também serão premiados. Os cerca de 700 alunos da rede pública de ensino irão participar do concurso “Melhor Maquete de Aviário”. Para o prefeito da cidade e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios - AMM, José Aparecido dos Santos, as premiações têm o objetivo de envolver as famílias dos avicultores.
A premiação dos avicultores será dividida em seis categorias: Fator de Produção, Assiduidade, Diversificação na Propriedade, Organização na Propriedade, Relacionamento e Mulher Avicultora. Já o concurso culinário irá premiar os melhores pratos feitos à base de frango. No ano passado 25 mulheres participaram. A expectativa para esta edição é que 30 mulheres se inscrevam.
O prefeito de Nova Marilândia afirma que o município é o terceiro maior produtor de aves do Estado e se prepara para exportar frango processado pela União Avícola. Segundo ele, o projeto de avicultura de Nova Marilândia é considerada modelo pelo alcance econômico e social atingido em oito anos de existência. São muitos empregos diretos e indiretos absorvendo a mão de obra remanescente dos garimpos.
Cidinho ressalta a necessidade de agregar valor ao produto para atender os mercados mais exigentes que têm preferência também pela carne processada (frango empanado, prato pronto).
Os garimpos de Nova Marilândia deixaram grandes áreas degradadas e uma alta taxa de desemprego. A avicultura foi uma das alternativas para a cidade, que tem a economia baseada na agricultura e na pecuária de corte. Através de uma parceria entre a prefeitura, Governo do Estado e o Incra, foi implantada no município, a avicultura, que representou uma grande alternativa para geração de renda e socorreu as famílias que viviam dos garimpos. Para fomentar o desenvolvimento da atividade no município, a prefeitura adquiriu áreas onde foi implantado o projeto Casulo São Francisco de Paula e o Projeto Casulo Vila Nova.
Com o movimento provocado pela avicultura na economia local, a taxa de desemprego caiu, aumentando a procura de mão de obra para a construção de aviários, gerando empregos diretos e indiretos. “Todas as áreas ocupadas pelos aviários do Projeto Casulo fazem parte de um projeto ambiental uma vez que as áreas estavam degradadas pela extração garimpeira. As áreas foram reflorestadas com mudas nativas e as margens dos rios estão sendo preservadas”, assegurou.
O projeto de avicultura foi o vencedor do Prefeito Empreendedor em 2006. Nova Marilândia foi o único município contemplado na região Centro-Oeste. O projeto recebeu destaque por ser considerado uma ação criativa e empreendedora, que começou como alternativa ao fim dos garimpos e se transformou na principal atividade econômica da cidade.
Durante os dois dias a Festa do Frango terá inicio às 20h. O valor da entrada será um quilo de alimento não perecível. O evento contará com os seguintes patrocinadores: Banco do Brasil, Sicredi, Perdigão, G Mix e Câmara Municipal. Outras informações através dos telefones: (65) 3352-1122 e 3352-1195.
Comentários