Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Abril de 2008 às 16:42
Por: Jeferson Ribeiro/Direto de Bra

    Imprimir


O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), leu o requerimento de instalação da nova CPI dos Cartões Corporativos no Senado no início da sessão de hoje. O senador não conseguiu impedir a oposição de criar uma CPI para investigar uso de cartões corporativos do governo federal somente na Casa.

Para defender um pedido da oposição, esta comissão terá uma relação de forças entre governo e oposição semelhante a da CPI mista que já investiga o uso dos cartões que está em funcionamento desde o início de março. Segundo a secretaria-geral da mesa diretora do Senado, a CPI composta apenas por senadores, contará com 11 parlamentares - oito de partidos aliados do governo e três opositores.

Ainda segundo a prática no Senado, o PMDB, partido com maior bancada e aliado do governo, teria direito a ocupar a presidência da comissão e poderia indicar o relator para as investigações. O presidente do Senado sinalizou que esta composição e a escolha do comando da CPI ainda devem gerar muita polêmica entre os senadores. Garibaldi manteve durante o almoço uma reunião com os líderes partidários para tentar evitar uma criação de uma nova CPI sobre o mesmo tema, mas não obteve sucesso.

"Eu já fui para lá sabendo que teria que ler o requerimento. Mas, ponderei com eles que, apesar das duas CPIs, precisávamos continuar votando matérias no Plenário, mas eles não quiseram se comprometer com as investigações", disse o presidente. "As duas CPIs são irmãs gêmeas. Se uma padecer de um mal, como garantir que a outra também não vai padecer?", completou Garibaldi.

O presidente do Senado disse ainda que os líderes do PSDB e do Democratas (DEM), senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Agripino (DEM-RN), informaram que abandonarão as sessões da CPI mista, que é realizada para investigar os cartões corporativos.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182279/visualizar/