Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 07 de Abril de 2008 às 16:53

    Imprimir


Os cursos superiores de tecnologia do país serão supervisionados pelo Ministério da Educação (MEC ), a exemplo do que já acontece com os cursos tradicionais. A supervisão será feita pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e vai começar com os cursos selecionados para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enade) no ano passado: tecnologia de radiologia e tecnologia em agroindústria.

Serão supervisionados todos os cursos tecnológicos que apresentarem nota inferior a três no Enade. Assim, eles passarão a ser avaliados automaticamente por uma equipe do MEC, coordenada pela Setec. As instituições também podem ser visitadas a partir de denúncias ou por decisão voluntária do ministério.

O catálogo nacional de cursos tecnológicos tem 98 denominações para especificar cerca de 4.000 cursos superiores de tecnologia. "Não vamos avaliar todos os cursos porque não dá. O critério escolhido foi avaliar todos os cursos com mais de 2.000 alunos, que são mais populosos", explicou Andréa de Faria Barros Andrade, diretora de regulamentação e supervisão da Setec. Os demais, continuam sendo supervisionados em casos de denúncia ou por iniciativa do MEC mesmo.

Segundo Andréa, a escolha dos cursos que fazem o Enade será feita respeitando o ciclo já implantado do exame, que avalia cursos a cada três anos agrupados em áreas de saúde, engenharia e humanas. "No ano passado, participaram as duas denominações mais próximas aos cursos da área de saúde [radiologia e agroindústia]. Neste ano, serão outras dez denominações, mais próximas das engenharias e da indústria", disse.

O Enade

A prova do Enade 2008 está marcada para o dia 9 de novembro. Neste ano serão avaliadas as carreiras tecnológicas com as seguintes denominações: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

O Enade é um exame do governo federal que avalia estudantes ingressantes e concluintes dos cursos superiores de graduação. A participação no Enade é obrigatória para os estudantes que são selecionados por um sorteio realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Quem foi sorteado tem que comparecer ao local de prova. Caso não realize o exame, não terá o direito de receber o diploma de conclusão de curso.

Além das carreiras tecnológicas, o Enade 2008 vai avaliar as áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182370/visualizar/