Serys diz que vai insistir para Abicalil assumir pré-candidatura em Cuiabá
Ex-presidente do PT em Mato Grosso, a senadora Serys Slhessarenko afirmou nesta segunda-feira que vai continuar insistindo para que o deputado federal Carlos Abicalil assuma o projeto de pré-candidatura à prefeitura de Cuiabá. Conforme o Olhar Direto noticiou no último dia 31, Abicalil descartou "todas as possibilidades" de ser candidato nas eleições deste ano, apesar de pressionado por todos os lados. Alegou “questões pessoais”.
“Ele (Abicalil) acha que não é momento para disputar a prefeitura, porque é o presidente do partido e quer se dedicar ao mandato de deputado”, relatou Serys. Abicalil derrotou a senadora nas últimas eleições internas e assumiu o comando do partido. Ambos vislumbram a possibilidade de disputar o Senado em 2010.
Publicamente, a parlamentar também prefere não manifestar apoio a nenhum dos dois pré-candidatos. O assessor parlamentar Vicente Vuolo e o médico Alencar Farina devem disputar a prévia, prevista para ocorrer até o dia 15 de maio. O segundo já teria angariado mais apoio. “A prévia faz parte da cultura do PT. A maioria vai decidir o nome. Mas seria melhor se houvesse entendimento”, observou Serys.
Sobre a expressividade eleitoral de Vuolo e Farina, a parlamentar avalia “que não existe nome fraco ou forte”. “Isso é muito relativo. Quando eu disputei o Senado, eu tinha o nome considerado fraco”, lembrou.
Decisão -- Em reunião com a Executiva do PT de Cuiabá no último dia 23 de fevereiro, Carlos Abicalil havia postergado a decisão de virar ou não pré-candidato. À época, o deputado disse que queria intensificar, com seu grupo político, a avaliação dos cenários de pré-candidaturas já anunciadas por outros partidos e analisar as possibilidades de alianças. Havia sido estipulado o dia 30 de março para ele dar resposta ao partido e se inscrever na prévia.
Comentários