Dados do Enem apontam evolução nas escolas públicas de MT
Em 2006, os alunos do Ensino Médio da Rede Pública obtiveram, no índice geral, um desempenho de 32,44% em relação à Prova Objetiva. Os dados de 2007 apontam um crescimento significativo, já que a média ficou agora em 45,26%.
Foi verificado um crescimento também na Prova de Redação. Em 2006, os alunos da Rede Pública obtiveram uma média de 46,85%. No ano passado, o índice subiu para 51,71%.
As provas do Enem avaliam o desempenho dos alunos ingressantes e concluintes do Ensino Médio, tanto das Redes Pública como Particular de Ensino. As provas de 2007 foram feitas por cerca de 2.7 milhões de alunos, no dia 26 de agosto.
A média nacional, para a Prova Objetiva, ficou em 51,52% e 55,99% na Redação. Os dados sobre a 10º edição do Enem estão disponíveis no site www.enem.inep.gov.br.
A Secretaria de Estado de Educação desenvolve uma série de ações para melhoria do Ensino Médio em Mato Grosso, entre elas, a definição de orientações curriculares, o que permite a construção de uma base comum para a construção do conhecimento científico; a criação de Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja´s); a especialização de escolas de Ensino Médio; a ampliação de recursos tecnológicos nas escolas; a ampliação e implementação de bibliotecas e laboratórios de ciências da natureza.
“O resultado do Enem indica que a melhoria registrada é digna de comemoração. Afinal, na escola o tempo é diferente da economia, por exemplo. É importante saber que o Estado tem procurado fazer a sua parte”, analisa a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
O secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, destaca a importância da avaliação externa da escola. “Mato Grosso teve o maior número de alunos inscritos no Enem na Região Centro Oeste, o que mostra o interesse das escolas em melhorar seu desempenho”.
Comentários