Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 04 de Abril de 2008 às 16:53
Por: José Luís Laranja

    Imprimir


Ao longo dos 289 anos de sua fundação, Cuiabá passou por diversas transformações e recebeu vários projetos de lei que beneficiaram diretamente o desenvolvimento do município. Dentre esses projetos, na área de Educação, o deputado e atual primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, José Riva (PP), apresentou o projeto que altera o dispositivo da Lei Complementar nº 101 de janeiro de 2002, que prevê aumento do orçamento da Unemat (Universidade Estadual de Mato Grosso), de 1,5% para 4,2%o das receitas correntes líquidas do Estado. Diante disso, Riva propôs também a implantação de um campus da universidade para atender as famílias de baixa renda.

“É inconcebível que os grandes centros do Estado ainda não contem com um campus da Unemat, principalmente considerando que é exatamente nas maiores cidades que surgem os grandes problemas educacionais”, avaliou Riva.

Outra medida implementada pela Assembléia Legislativa para diagnosticar e apontar sugestões para o desenvolvimento sustentável dos 13 municípios que compõem a Baixada Cuiabana, foi a instalação da Câmara Setorial Temática, presidida pelo deputado Walter Rabello (PP), que debateu com representantes municipais sobre o tema. “Precisamos urgentemente pensar num modelo de aceleração de desenvolvimento para os municípios da Baixada Cuiabana, em virtude da situação econômica lamentável que se encontram essas cidades”, analisou Rabello.

Por outro lado, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PR), solicitou junto a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), a pavimentação asfáltica de 15 km do trecho que liga a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) ao Distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá. A obra já passou pela fase de licitação.

“O distrito é uma localidade histórica – onde as tradições e os costumes cuiabanos são cultivados – e conta com exuberantes maravilhas da natureza. Por conta disso, atrai centenas de visitantes durante os finais de semana e feriados”, explicou o parlamentar. Sérgio Ricardo também indicou a sinalização de trânsito no entorno das escolas da rede pública da Capital e de Várzea Grande. A medida visa garantir mais segurança aos estudantes e pedestres.

Já o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) indicou ao Executivo a necessidade da realização de estudos técnicos, readequação e asfaltamento da estrada do Distrito de Aguaçu, em Cuiabá. Objetivo é proporcionar melhorias à população da região. Ele argumenta que a obra dará melhores condições de tráfego, uma vez que a estrada tem grande importância no contexto da malha viária regional por assegurar o transporte de pessoas, mercadorias, produtos agropecuários e hortifrutigranjeiros produzidos no chamado ´cinturão verde´ da capital mato-grossense.

“Essa condição restringe o tráfego de veículos, dificultando e encarecendo o transporte da produção agropecuária obtida na região”, lembrou Maluf, ao acrescentar que o trecho sem pavimentação é de aproximadamente 35 quilômetros. Entre as medidas voltadas à área de Segurança Pública estão três indicações de autoria da deputada Chica Nunes, que pedem melhorias no atendimento aos menores em situação de risco na capital. “Fizemos uma visita in loco ao Pomerí e constatamos a necessidade de um atendimento mais integrado”.

Chica pediu a contratação de assistente social e a reforma e ampliação do local de internação de adolescentes para Delegacia Especializada (DEA). A segunda indicação trata de necessidade de nomeação de delegado titular, contratação de profissional psicólogo e assistente social, além de aquisição de um veículo para a Delegacia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (DEDDICA). A última, solicita a implantação de Sistema Único de Informação Digital para DEA, DEDDICA e Centro Sócio Educativo e Unidade de Internação, o Complexo Pomerí.

Muitas outras indicações e projetos de leis visam beneficiar Cuiabá e a Baixada Cuiabana, inclusive nos setores da Saúde, Educação, Segurança Pública e Infra-estrutura. Além disso, a atuação dos parlamentares tem sido pautada para atender a população de todos os rincões mato-grossenses, bem como, intermediar negociações do Executivo com profissionais como enfermeiros, policias civil e militar, oficiais de justiça, dentre outras categorias.

FUNDAÇÃO - No dia 8 de abril de 1719, Cuiabá foi fundada, mas a condição de cidade só veio em 1819 e, sete anos mais tarde tornou-se capital do estado de Mato Grosso. Ao comemorar 289 anos, a chamada “Cidade Verde” é uma das principais atrações turísticas do estado pela exuberância da sua fauna e flora. Além disso, está localizada próxima a importantes regiões como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Cuiabá foi fundada pelo bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral e, originou-se do nome "Ikuiapá", que significa “lugar de flecha-arpão”. Acredita-se que o local era freqüentado pelos índios Bororo que pescavam com flecha-arpão na foz do Rio Ikuiébo, afluente do Rio Cuiabá.

Batizada de Arraial de Bom Jesus de Cuiabá, a capital de Mato Grosso foi explorada por bandeirantes que desbravaram o cerrado em busca de ouro. A notícia da descoberta atraiu povoadores brasileiros e estrangeiros e contribuiu para a formação de um pequeno arraial, atual Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/182508/visualizar/