Juarez confia no apoio de Maggi em Sinop
Tendência do governador Blairo Maggi, caso não haja consenso, é ficar neutro no processo eleitoral no município
O governador Blairo Maggi costura junto ao Partido da República (PR) de Sinop o apoio à candidatura do deputado estadual Juarez Costa (PMDB) à Prefeitura municipal. Em reunião com o parlamentar, o líder republicano afiançou que só irá participar do processo eleitoral no pólo regional caso seja no palanque de Juarez.
As aparições públicas estariam descartadas até mesmo numa eventual vice ao PR em chapa liderada por outro candidato à gestão municipal. O compromisso selado por Maggi se dá logo após o declínio do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho (PR), da candidatura a prefeito.
Além de contemplar um aliado da base governista, a medida adotada por Maggi também pode ser interpretada como um mecanismo para assegurar a forte popularidade do governador no maior pólo do Nortão do estado, enquanto outros líderes políticos se adiantam em arregimentar forças políticas na região. Esse é o caso, por exemplo, do deputado estadual José Riva (PP). Ao defender a candidatura de Juarez, ele tem ligado o apoio diretamente à construção de uma base sólida local ao plano de sua candidatura ao Senado em 2010.
Sem a candidatura própria no PR, Juarez se insere como candidato ‘natural’ do chefe do Estado. Embora não pertença ao partido e sim ao PMDB, Juarez já foi o vice-líder do governo na Assembléia e é declaradamente governista, apesar da posição de independente adotada pelo PMDB.
Na própria Câmara Municipal, os cinco vereadores do PMDB entre os 10 legisladores da cidade também são confessos aliados do governo Blairo Maggi. “Há uma identificação com o governo muito forte. Não vamos abandonar a posição de governista. Se houve uma rusga, o próprio governador se mobilizou para aparar arestas e pela coesão de idéias”, afirma o vereador José Pedro Serafim, o Pedrinho (PMDB). Ele foi um dos participantes da reunião comandada por Maggi e Juarez, no gabinete do governador, na tarde de anteontem.
Com o cenário livre no PR, Maggi agora procura intervir na decisão final do partido. A desistência de Baiano Filho teve como principal pivô, curiosamente, o próprio Juarez Costa. Num acordo prévio, ainda em 2006, Baiano e Juarez selaram um pacto em que se estabelecia o apoio à candidatura do peemedebista à Assembléia Legislativa em troca do respaldo ao republicano (então no PPS) à investida pela Prefeitura de Sinop.
Comentários