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Economia
Quarta - 02 de Abril de 2008 às 22:13

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O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, propôs à Volkswagen do Brasil fazer um recall do modelo Fox, após denúncia de que o manuseio do banco traseiro teria machucado e até mutilado dedos de usuários. A empresa deve aceitar a proposta e afirmou que, dos oito consumidores feridos, já fez acordo com cinco.

A Volks informou que, desde 2003, já produziu 820 mil unidades do veículo nas versões Fox, CrossFox e SpaceFox. No Brasil foram vendidos 477 mil veículos, e outros 343 mil foram exportados.

A proposta do DPDC foi anunciada após reunião com representantes dos Ministérios Públicos de São Paulo, Santa Catarina e Bahia; e o Ministério Público Federal e Procon de São Paulo, na manhã desta quarta-feira. para definir as medidas necessárias à defesa do consumidor.

A empresa pode anunciar um recall nos próximos dias (ela tem prazo de dez dias para responder ao DPDC). O anúncio seria feito por televisão, rádio e jornais, além de envio de correspondência a todos os proprietários de modelos Fox fabricados a partir de 2003, conforme prevê o artigo 10 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

O DPDC ressaltou que a medida não tem qualquer interferência nas ações ajuizadas de reparação de danos que já estão em trâmite ou que ainda podem ser ajuizadas.

A montadora informou que tem um site com informações detalhadas sobre a operação de ampliação do porta-malas do Fox e um telefone para esclarecimentos (0800 019 8866), disponível de segunda a sexta, das 8 às 22h, e aos sábados das 8 às 14 horas.

"A Volkswagen lamenta os acidentes que ocorreram na operação do banco traseiro e, mesmo antes de qualquer decisão oficial, vem buscando junto aos clientes envolvidos as melhores soluções para cada um dos casos registrados até o momento", afirma a empresa em comunicado.

Em fevereiro, a montadora alemã anunciou que ofereceria aos proprietários do modelo Fox a instalação de uma "peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro" do carro.

À época, a empresa negou que estivesse realizando um recall e atribuiu os acidentes ao mau uso do sistema de rebatimento do banco traseiro do Fox. Na época, a Volks reconheceu oito casos de usuários feridos.

O acidente acontece quando o usuário tenta aumentar o espaço do porta-malas, rebatendo o banco traseiro. Para a operação, é preciso puxar uma alça embaixo do banco traseiro, para deslocar o encosto do assento. O perigo ocorre quando o motorista encaixa o dedo na argola dessa alça. Segundo a Volkswagen, o risco existe somente para os modelos de banco inteiriço do Fox, que equipa o carro desde o seu lançamento em 2003.





Fonte: Folha Online

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