Madeira apreendida vai beneficiar apicultores de Nortelândia
Mais de 20 famílias de pequenos agricultores do Assentamento Raimundo Rocha, em Nortelândia (253 km a Médio-Norte de Cuiabá), serão contempladas com 220 caixas de madeira para a produção de mel de abelha na região.
A entrega vai ocorrer neste domingo (06.04), às 9 horas, pelo secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, e o coordenador da cadeia produtiva da apicultura do MT Regional, José Cataryno Mendes, conforme programação agendada desde janeiro deste ano nos Municípios.
A madeira, que está beneficiando ao menos 400 famílias de pequenos apicultores dos Municípios de Diamantino, Porto Estrela, Gaúcha do Norte, Campo Verde, Chapada dos Guimarães e Nortelândia, fora apreendida ano passado. Ao todo, são 73,680 metros cúbicos de madeira suficientes para confeccionar 2.190 caixas de abelha para a coleta do favo de mel.
A doação que está sendo distribuída pelo Programa MT Regional ocorre após cessão do Juizado Volante Ambiental (Juvam), por meio do o Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (IMEQ), responsável para distribuir a madeira, conforme acordo firmado com o Ministério Público.
Fraga informou que as prefeituras vão confeccionar as caixas e distribuí-las aos produtores de mel. Por sua vez, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer) prestará assistência técnica. “Isso é uma ação de Governo do Estado em parceria com os consórcios”, disse Fraga.
Além das prefeituras, as apreensões do Juvam estão beneficiando secretarias do Governo como a de Infra-Estrutura(Sinfra), Educação (Seduc), e Justiça e Segurança (Sejusp).
Comentários