Baiano tenta levar PR à aliança com DEM e PDT
Secretário de Maggi se reúne com deputado Dal Bosco e discute tríplice aliança para oposição ao peemedebista Juarez
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Baiano Filho (PR), ainda continua "atravessado" com o deputado Juarez Costa (PMDB), pré-candidato a prefeito de Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá). Ambos eram fortes aliados políticos, mas a decisão de Juarez de, ao invés de apoiar Baiano, se lançar à disputa à sucessão municipal, motivou o racha. O governador Blairo Maggi, principal liderança do PR, tenta de todas as formas uma reaproximação de Baiano e Juarez, que foi vice-líder do governo na Assembléia.
Derrotado a prefeito de Sinop no pleito de 2004, Baiano resolveu endurecer a conversa. Ele resiste à idéia de apoiar Juarez e pretende levar o PR para outro rumo. Nesta terça (1º), por exemplo, o secretário de Esportes e Lazer procurou o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM) na Assembléia. Chegou e saiu pelas portas do fundo e sem fazer alarde. Na conversa, os dois começaram a desenhar um novo cenário rumo às eleições na cidade-pólo do Nortão. Há possibilidade da formação de uma tríplice-aliança, com DEM, PR e PDT.
Pelos novos entendimentos de bastidores, o suplente de senador Jorge Yanai deve continuar como único pré-candidato do DEM até junho, época das convenções. O PDT fará o mesmo com o empresário e pecuarista Roberto Dorner. Nesse caso, quem figurar melhorar das pesquisas sobre intenção de voto entre Yanai e Dorner seria o candidato a prefeito, com o PR de Baiano e Maggi no palanque.
A estratégia de unir os três partidos (DEM, PDT e PR) é uma forma de contrapor a candidatura de Juarez, líder absoluto nas pesquisas. O peemedebista, por sua vez, já trouxe para a aliança o PP, com possibilidade de ter como vice da chapa o agora deputado estadual Gilson de Oliveira.
Comentários