Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 25 de Março de 2008 às 05:32
Por: Edilson Almeida

    Imprimir


Os mais novos não devem se lembrar, mas está na história. Dois anos antes das eleições de 1990 ao Governo do Estado, o então ex-prefeito de Várzea Grande, Jaime Campos, colocou os pés na estrada. Circulou por dois anos todo Estado, mapeando problemas e conversando com lideranças e eleitores. Resultado: venceu fácil a disputa contra Agripino Bonilha Filho, do PMDB. Agora, a história se repete. Com um marketing mais agressivo, Jaime anunciou que seu partido está preparando a “Caravana da Esperança”, que deverá percorrer todo o Estado a partir do próximo mês.

O esboço está claro nas palavras do próprio senador: “Se quisermos construir uma alternativa para o futuro, temos que começar a trabalhar desde já” – disse, ao demonstrar grande entusiasmo com o otimismo dos democratas da região oeste de Mato Grosso, manifestado durante encontro realizado em Cáceres no final de semana. Em outras palavras, a campanha ao Governo, para 2010, vai para as ruas agora.

Jaime, mais uma vez, foi didático ao argumentar que a eleição municipal deste ano é o ponto de partida para qualquer projeto político para 2010, quando haverá o pleito para governador, senador e deputados. “Precisamos fortalecer nossa sigla agora, lançando candidato a prefeito em todas as cidades” - exortou.

Para uma platéia de mais de 200 lideranças da região, inclusive militantes de outras agremiações, o senador admitiu, no entanto, que onde não exista possibilidade de o DEM patrocinar postulantes ao cargo de prefeito, que se faça então coligações. “Não podemos é ficar de fora da disputa. Temos que defender os ideais de nosso partido, seja como vices ou com chapas de vereadores” - reconheceu.

Inicialmente, a “Caravana da Esperança” vai ser montada para levar “apoio moral e político aos companheiros que disputarão as eleições”. Depois, será outra história. Seguirá fechando entendimentos, buscando lideranças, prefeitos, inclusive de outros partidos, como aconteceu em 1990 para apoiar o projeto. No auge da disputa eleitoral contra o PMDB de Carlos Bezerra – que quatro anos antes havia massacrado Frederico Campos, então candidato do grupo – Jaime usou e abusou de apresentar apoios políticos que eram contabilizados pelo adversário.

Os anos se passaram e a estratégia segue a mesma. Aperfeiçoada, evidentemente, pelos rumos atuais. Por exemplo, Jaime recomendou que seus correligionários promovam uma disputa limpa e sem abuso financeiro. Para ele, a prática de compra de votos é condenável: “Não temos dinheiro para oferecer, o que temos para oferecer é nosso companheirismo e nossa lealdade.

Na festa política do DEM em Cáceres, esteve presente o senador Gilberto Goellner, em seu primeiro encontro regional após tomar posse no cargo, ocupado com o falecimento de Jonas Pinheiro. Desmistificando as versões sobre os conflitos familiares, também esteve presente o ex-governador Júlio Campos, que fez questão de lembrar seus vínculos com a região, já que iniciou sua vida profissional naquele território. Ao finalizar a conferência, o presidente do Democratas, professor Oscar Ribeiro, considerou “positiva a troca de experiência com os dirigentes partidários de 17 municípios do oeste mato-grossense”.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/183283/visualizar/